São Paulo, maio de 2015 – Atento à necessidade de atender e tratar o crescente número de casos de doenças que afeta o coração, o Hospital Santa Catarina inaugura um Pronto Atendimento Cardiológico (PA) com equipe especializada 24 horas. A Unidade de Dor Torácica conta com moderna infraestrutura tecnológica e equipamentos para intervenções graves e está localizada em um complexo hospitalar de 55 mil metros2 no coração da Avenida Paulista, em São Paulo.
O novo serviço, que abrange desde exames e procedimentos simples até as mais complexas intervenções cirúrgicas, foi estrategicamente desenvolvido para atender os pacientes em todos os estágios da doença cardiovascular. “Com essa estrutura, o Hospital Santa Catarina garante a quem vem ao Pronto Atendimento Cardiológico, o atendimento e a investigação necessários até o diagnóstico final e o tratamento adequado”, explica o Prof. Dr. Walter J. Gomes, coordenador clínico do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Catarina. O crescimento de 10% no número de pacientes cardiológicos atendidos no Pronto Atendimento, de janeiro a abril deste ano, vem reiterar a qualidade do serviço que está sendo prestada por nossos profissionais. “O Pronto Atendimento também é o responsável pelo aumento de 52% no número de internações em Cardiologia em nosso Hospital, no mesmo período deste ano, quando comparado ao ano passado”, destaca o médico.
“Consonante com a ética praticada no Hospital, esse atendimento funcionará junto com o médico de referência do paciente, que será imediatamente avisado e poderá acompanha-lo e trata-lo, e, se necessário, participar dos procedimentos. A equipe cardiológica do Hospital Santa Catarina dará todo o suporte ao médico de referência no acompanhamento do seu paciente no hospital e até mesmo após a alta”, completa.
Ampliação da área cardiológica
Considerada uma das áreas de excelência do Hospital Santa Catarina, o Serviço de Cardiologia passa por um processo de expansão e recebe investimentos de R$ 3,5 milhões neste primeiro semestre. Uma ala exclusiva para internação, com 30 leitos, localizada no quinto andar, permitirá um atendimento dedicado e especializado, com mais agilidade, qualidade e segurança em um ambiente humanizado. Os profissionais do Serviço de Cardiologia atuam na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente, de forma integral, humanizada e ética. Os casos mais graves são encaminhados à UTI Cardiológica, cuja equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos possuem formação diferenciada.
Todos os exames em um mesmo lugar
Os pacientes também contam com um Centro de Diagnóstico por Imagem que utiliza as mais modernas técnicas para a investigação de doenças cardíacas, como ecodopplercardiograma, eletrocardiograma, MAPA, holter 24 horas, entre outros, considerados fundamentais na programação do tratamento de acordo com cada patologia e adequado às especificidades do paciente, além de equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Hospital Santa Catarina
Há mais de 100 anos, o Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 17 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em oito Estados brasileiros.
Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 221 leitos de internação, 83 leitos de UTI, 12 leitos de Day Clinic, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto-atendimento 24 horas.