Segundo Ministério da Saúde, 30 milhões de brasileiros são hipertensos

Nesta sexta-feira (26/4) é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta. Trata-se de uma das doenças com maior prevalência no mundo. A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Esse número é duas vezes maior que o de mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais elevado que as provocadas por acidentes e quatro vezes maior que as decorrentes de infecções, incluindo a Aids.

A hipertensão arterial está relacionada à força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg). A hipertensão arterial ocorre quando os valores são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Um dos grandes problemas da hipertensão arterial é o fato de ser assintomática até mesmo em fases avançadas. Não existe um sintoma típico que possa servir de alarme para estimular a procura por um médico. A melhor forma de cuidar da doença é a prevenção, mantendo estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada e medindo a pressão constantemente.

Veja as dicas da Sociedade Brasileira de Cardiologia

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8. Siga as orientações de seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado.