A equipe do Hospital Santa Isabel (HSI), que pertence ao complexo da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi o responsável por todo o atendimento médico da 9ª maratona de revezamento Ayrton Senna Racing Day, no Autódromo de Interlagos em São Paulo, no último domingo.

Ao todo, 30 pessoas foram atendidas, sendo que duas precisaram ser removidas de ambulância para o Hospital Santa Isabel, na zona Oeste de São Paulo. “A maioria das pessoas passou mal devido à exaustão, provocada pelo esforço físico e calor. Os dois atletas encaminhados para o HSI foram liberados no mesmo dia”, afirma o diretor médico do Hospital, Frederico Carbone Filho.

A estrutura fixa montada no Box 1 de Interlagos contou com um leito destinado para atendimento médico avançado/emergência, três leitos para atendimento médico convencional, três cardiologistas, dois ortopedistas, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, pessoal administrativo e profissionais de apoio (informática, marketing, imprensa e hotelaria).

“O Centro Médico ofereceu estrutura completa para o atendimento de emergência, com desfibrilador, ventilador e monitor multiparamétrico; cilindros de oxigênio; medicamentos como soros e eletrólitos; materiais para imobilização, via aérea, infusão; macas para atendimento; cadeiras de roda; aparelho de eletrocardiograma, glicosímetro e oxímetro”, ressalta Carbone Filho.

Seis ambulâncias personalizadas de suporte avançado do Hospital Santa Isabel – tipo UTI e tripuladas por um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista em cada uma delas – ficaram dispostas em pontos estratégicos do autódromo. Além disso, três motos tripuladas com socorristas circularam o tempo todo pela pista, acompanhando os atletas.

Frederico Carbone Filho lembra que o preparo físico antes de enfrentar uma maratona é muito importante. O HSI preparou um informativo especial com recomendações para a prova e que podem ser utilizadas antes de qualquer atividade esportiva semelhante. As seis dicas básicas são: use roupas com tecidos sintéticos que são mais leves e possuem capacidade para dissipar o suor; faça a hidratação oral para reposição de água, sais minerais e carboidratos; o tênis com solado mais fino e que se adapta ao formato do pé cria uma espécie de amortecedor e previne lesões; no dia anterior à prova, descanse e mantenha o sono tranquilo, fazendo seis refeições leves; trabalhe a musculatura com a realização de alongamentos e exercícios específicos antes e depois da prova; e o importante é espírito esportivo, competir e praticar atividade física com segurança e saúde.

“A parceria com o Instituto Ayrton Senna nos deixa muito felizes. É um trabalho que potencializa nossas ações e valores em relação à responsabilidade social. Estamos muito honrados em fazer parte dessa missão tão valiosa”, conclui Carbone Filho.