O Hospital Santa Isabel – HSI, unidade particular e de convênios da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, está realizando uma série de atividades voltadas aos seus pacientes e familiares, aos moradores da região da Vila Buarque e também às crianças.

O HSI tem patrocinado o projeto MOVE – da Microrregião Jaçanã-Tremembé – MRJT de São Paulo, que alia a educação, o meio ambiente e a saúde. “A proposta é incrementar hábitos saudáveis e qualidade de vida, em escolas públicas municipais e estaduais da região”, explica a coordenadora da MRJT, Maria Luiza Brenha Ribeiro. Em palestra recente no Hospital Santa Isabel, Maria Luiza contou que desde outubro do ano passado, o MOVE já capacitou mais de 40 colaboradores, envolveu aproximadamente 3.000 crianças e adolescentes e a perspectiva é aumentar esses números ainda mais ao longo do ano com o apoio do HSI.

O diretor do HSI, Laércio Martins, conta que a instituição abraçou a causa e vai colaborar com desenvolvimento e impressão de cartilhas, confecção de banners e camisetas. “Levar informação para o público jovem é investir em um futuro mais saudável para toda a sociedade”, acredita Martins. O MOVE é baseado em conceitos defendidos pela Organização Panamericana de Saúde e é considerado tão importante que foi apresentado na Rio + 20.

O HSI tem participado também em suas unidades Veridiana, Jaguaribe e Centro Médico da campanha “Cupom é Vida”. Urnas estão espalhadas para que milhares de pessoas que transitam pelo hospital possam doar notas fiscais emitidas no Estado de São Paulo. O diretor-médico do Hospital Santa Isabel, Frederico Carbone Filho, diz que a participação é bem simples: “as notas não podem ter CPF ou CNPJ do contribuinte, precisam ter sido emitidas no mesmo mês de entrega e basta colocá-las nas urnas. Os benefícios referentes ao repasse do imposto auxiliam na construção e manutenção do Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos – Hospice Infantil – do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo”.

Na área ambiental, outra ação promovida pelo Hospital Santa Isabel se destaca. O diretor-médico conta que periodicamente orquídeas são adquiridas para ornamentar as recepções do hospital e depois que perdiam as flores eram deixadas de lado ou até jogadas no lixo. “Começamos a envolver as orquídeas no caule das árvores dos jardins do HSI”, comenta Carbone Filho.

Sobre o Santa Isabel

O Santa Isabel é um hospital que pertence ao complexo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e presta atendimento médico hospitalar a pacientes de Convênios e Particulares, sendo referência da Zona Oeste e Central de São Paulo. O hospital tem um Corpo Clínico qualificado, composto em sua maioria por professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com formação acadêmica reconhecida internacionalmente e uma estrutura tecnológica de ponta.