O Hospital Santa Isabel – HSI, que pertence ao complexo da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, recebeu na sua 17ª Jornada Científica o médico ortopedista e Irmão Remido da Santa Casa de São Paulo, Marco Aurélio Cunha, que proferiu a palestra Brasil 2014 – Impactos e benefícios da Copa.

Segundo diretor médico do HSI, Frederico Carbone Filho, o encontro, que lotou o auditório do hospital, abordou as diversas áreas de influência que um evento do porte da Copa do Mundo trará para a cidade de São Paulo e também para o Brasil.

Marco Aurélio Cunha apresentou aspectos da economia, como infraestrutura básica, mobilidade, recuperação urbana; aspectos culturais como a troca de experiências, a capacitação e o espírito de voluntariado; e trouxe números que mostraram o volume financeiro esperado para o município.

Historicamente o número de visitantes no continente americano cai bastante em comparação às Copas realizadas em países Europeus, devido ao fácil acesso e infraestrutura, mas ainda assim, segundo ele, a quantidade de turistas será bastante expressiva. “Dois milhões de pessoas estiveram presentes à Copa do Mundo na Alemanha. A estimativa do Ministério do Turismo é de que o Brasil receba, em um período de estadia entre 5 a 10 dias, 600 mil turistas, sendo 285 mil só na cidade de São Paulo,”, afirmou Marco Aurélio.

O médico também explicou sobre os benefícios tangíveis e intangíveis que a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão para o Brasil. “Teremos melhor infraestrutura básica e esportiva, melhor fluxo turístico, incremento e equiparação das diversas regiões do Brasil no setor de serviços, capacitação e qualificação do pessoal, além do fortalecimento da marca Brasil”.

Segundo Marco Aurélio Cunha, existem diversos obstáculos que o País terá que transpor como, por exemplo, as enormes exigências da FIFA: infraestrutura de transportes, hospedagem e estádios. “Corremos muitos riscos como o incremento nos gastos públicos, as licitações precipitadas e as construções desnecessárias” concluiu.

Para o diretor do Hospital Santa Isabel, Laércio Martins, a 17ª Jornada cumpriu, mais uma vez, a missão de promover discussões não somente de temas clínicos e médicos, mas também sobre cidadania.

Legenda foto (e/d): Frederico Carbone, diretor médico do HSI; Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de São Paulo; Marco Aurélio Cunha, médico ortopedista e Irmão Remido da Santa Casa de São Paulo; Laércio Martins diretor do Hospital Santa Isabel.