O novo Hospital Santorso, localizado na cidade de Santorso, na Itália, oferece tratamentos médicos e serviços sociais dentro da unidade de saúde local, em Alto Vicentino, região de Veneto. Com uma visão inovadora, baseada no cuidado ao paciente, o local é uma das mais avançadas organizações italianas de saúde.
Ao invés do modelo tradicional, em que os pacientes são movidos para os departamentos especializados, o hospital adotou uma nova metodologia de cuidado centrado no paciente. Com base na intensidade dos cuidados necessários, o paciente permanece em uma ala multidisciplinar onde os recursos podem ser concentrados para fornecer o melhor tratamento possível, aumentando a eficiência dos serviços prestados. Essa transformação foi possível graças às tecnologias avançadas da InterSystems, que facilitaram o processo de compartilhamento de informações do paciente para todos os provedores de saúde e administradores do hospital.
A parceria do Hospital Santorso com a InterSystems tem sido crucial para o sucesso do projeto. A organização de saúde implementou o sistema unificado de informações clínicas TrakCare nos setores de emergência, laboratório, radiologia, consultoria, farmacoterapia, triagem e fluxos de trabalho do paciente, com planos para implementar recursos adicionais da solução para creches, encaminhamentos eletrônicos, listas de presença e áreas de ambulatório e intervenção.
A metodologia ARIES (Arquitetura de Rápida Implementação de Sistemas Corporativos), da InterSystems, proporcionou ao Hospital Santorso uma adoção rápida e interativa. O TrakCare fez com que o hospital pudesse implementar de maneira bastante ágil um sistema que atendesse às suas necessidades, sem precisar de uma customização de software cara e demorada.
Com o prontuário eletrônico do TrakCare, o Hospital Santorso pode oferecer serviços de alta qualidade, alavancando e fortalecendo seu elo com a comunidade local e as relações entre pacientes e médicos. O sistema fornece uma gama completa de informações clínicas, administrativas, laboratoriais e recursos de cuidados comunitários, unificados por um único banco de dados, para ajudar a equipe médica a fazer as melhores escolhas em prol dos pacientes.
Com uma interface desenvolvida para uso online, o TrakCare permite aos profissionais de saúde do Hospital Santorso acessarem o prontuário eletrônico de qualquer lugar, via Internet. Isso também garante interoperabilidade com qualquer dispositivo com acesso à web, incluindo PCs, tablets e smartphones. O banco de dados unificado do TrakCare também reduz qualquer risco clínico, permitindo rápidas atualizações de sistemas, além de redução de custos e fácil manutenção.
Como todas as informações do paciente são imediatamente disponibilizadas a partir de uma única fonte, a equipe médica pode tomar decisões mais rápidas e melhores no sentido de aprimorar a qualidade do atendimento. Graças ao TrakCare, médicos obtêm informações em tempo real sobre a disponibilidade de leitos, quais os medicamentos seus pacientes estão tomando, o potencial das interações medicamentosas, se os pacientes sofrem de alergias específicas, além de detalhes dos tratamentos em andamento. O sistema também oferece aos médicos um panorama da eficiência dos diagnósticos, bem como o custo do tratamento de cada paciente.
O produto da InterSystems também melhora o controle e a prestação de contas que a equipe clínica tem sobre as decisões tomadas em relação aos pacientes, com o reporte imediato de qualquer alteração, irregularidade ou situação de emergência que possa ocorrer. Tendo em vista que o sistema economiza tempo e controla gastos, eliminando a duplicação de exames e outras redundâncias, a equipe médica da unidade de Santorso pode focar sua atenção nos pacientes, provendo um senso de responsabilidade muito maior.
Outra facilidade que a ferramenta traz é que dados pessoais só precisam ser inseridos no sistema uma única vez, reduzindo a taxa de erros e eliminando o desperdício de tempo na inclusão de informações. Isso também aprimorará a qualidade da experiência no hospital, uma vez que não será mais necessário que os pacientes carreguem consigo relatórios médicos anteriores ou resultados de exames, garantindo maior privacidade e comodidade dentro e fora do hospital.