A consultoria América Economía Intelligence acaba de divulgar o ranking 2013 dos 45 melhores hospitais e clínicas da América Latina. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, foi o único carioca a figurar na lista das melhores instituições de saúde do Brasil. Há três anos, o HSVP também é considerado o 5º melhor hospital do país, segundo a pesquisa, que está em sua quinta edição.

A participação foi aberta a todos os hospitais gerais e clínicas de alta complexidade da América Latina, reconhecidos pela Organização Panamericana de Saúde. Para chegar aos resultados, a pesquisa levou em consideração os seguintes critérios: Segurança do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Prestígio e Gestão do Conhecimento e Eficiência Médica e Financeira.

Como destaque no ranking 2013, a pontuação do HSVP no critério de dimensão Capital Humano, cuja nota (88,80) ficou acima do primeiro colocado (85,58). Para a CEO do hospital, Irmã Marinete Tibério, a boa classificação da instituição na pesquisa representa “mais uma conquista e a certeza de que vale apena continuarmos trabalhando na busca pela excelência na qualidade do atendimento, segurança do paciente, humanização da técnica e investir em tecnologia de ponta, quando constatamos que nossos esforços são reconhecidos. Esta pesquisa é muito séria e exige documentação comprobatória de tudo o que é respondido no questionário. Por isso, nossa classificação nos traz muita alegria e tem sabor de Vitória.”

Em comum entre os cinco primeiros colocados do ranking, o fato de serem acreditados pela Joint Commission International (JCI), mais respeitado órgão de avaliação da qualidade e segurança e saúde do mundo.

Os hospitais brasileiros, por ordem de classificação, que fazem parte do ranking deste ano são: Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Samaritano (SP), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital Moinhos de Vento (RS), Hospital São Vicente de Paulo (RJ) e Hospital Edmundo Vasconcelos (SP).