Com o apoio da ferramenta, os médicos e residentes da instituição têm alcançando cada vez mais agilidade na tomada de decisão, principalmente à beira do leito. Além disso, graças aos dados objetivos do UpToDate, os alunos de medicina também são orientados a desenvolver seminários com base nas informações disponíveis na solução
São Paulo, 22 de setembro de 2015 – Com o objetivo de aprimorar a qualidade do suporte clínico para seus pacientes, o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí adotou a solução para suporte a decisões médicas UpToDate®, desenvolvida pela Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde. Desde a implementação, realizada há cinco anos, o Hospital vem aumentando o acesso e orientando seus alunos a produzirem suas próprias aulas e seminários baseados no conhecimento objetivo que o UpToDate disponibiliza, o qual contribui diretamente para amplificação das informações dentro da instituição.
O Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí foi inaugurado em 2003 e atualmente conta com 250 profissionais que realizam atendimento 24 horas por dia. O local é integrado ao Sistema Municipal de Saúde e dispõe de Enfermarias, Laboratório de Enfermagem, Pronto Socorro Infantil, atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, Centro Cirúrgico e UTIs, além dos Internatos (5º e 6º anos), do Estágio de Enfermagem, dos Programas de Residência Médica e o Saúde Mulher. A instituição é referência na região e atende mais 16 cidades vizinhas.
O professor adjunto livre docente associado à Faculdade de Medicina de Jundiaí, Evaldo Marchi, sabe da importância e dos benefícios que o UpToDate traz para a instituição. Segundo o profissional, a ferramenta auxilia extremamente nas decisões clínicas a serem tomadas em relação aos pacientes à beira do leito. “Evidentemente, a medicina está sempre evoluindo e novos temas surgem a todo momento. Por isso, a atualização constante é de extrema importância e o UpToDate auxilia bastante todos os profissionais da instituição, entre cerca de 150 médicos e residentes, concentrando as informações em tópicos específicos”, completa Marchi.
O aclamado recurso de suporte a decisões médicas UpToDate é utilizado por mais de 1 milhão de médicos em 174 países e está presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA. No Brasil, já utilizam o sistema UpToDate, inúmeras instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução.
Baseado nos dados modernos e atuais do UpToDate, o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí ainda utiliza a ferramenta como apoio à tomada de decisão. “Nós decidimos a mudança de casos clínicos para casos cirúrgicos, por exemplo. Eventualmente, casos clínicos que precisavam, ao nosso ver, de internação em terapia intensiva, o que incrementaria muito os custos, por meio do apoio a tomada de decisão que o UpToDate proporciona, optamos pela mudança de medicação e mantivemos o paciente fora da terapia intensiva. Isto ainda gera uma importante economia de custos para a instituição. Desta forma, o UpToDate praticamente supre todas as nossas necessidades”, finaliza Marchi.
Siga UpToDate no Facebook, Twitter e LinkedIn.