Humira se Torna o Primeiro e Único Medicamento Aprovado para o Tratamento de Espondiloartrite Axial Não Radiográfica Grave em Adultos
A Abbott anunciou que a Comissão Europeia aprovou o anticorpo totalmente humano HUMIRA® (adalimumabe) para o tratamento de adultos com espondiloartrite axial não radiográfica, isto é não tem evidência radiográfica de dano estrutural. HUMIRA é o primeiro e único medicamento aprovado disponível para pacientes com espondiloartrite axial não radiográfica. Essa aprovação marca a oitava indicação de HUMIRA na União Europeia desde a sua primeira aprovação em 2003.
Espondiloartite axial, que inclui espondilite anquilosante e espondiloartrite axial não radiográfica, pode ser uma condição debilitante que se apresenta, primordialmente, com dores crônicas e rigidez nas costas, e também pode ser acompanhada pela presença de atrite, inflamação no olho e/ou no trato gastrointestinal. Pessoas com espondiloartrite axial não radiográfica têm sinais e sintomas similares aos da espondilite anquilosante, incluindo dor crônica e perda da função, mas não têm evidência radiográfica de dano estrutural. Espondiloartrite axial não radiográfica é mais frequentemente encontrada em indivíduos jovens no período mais produtivo de suas vidas, podendo permanecer desconhecida por anos.
“Essa primeira aprovação de um anti-TNF para espondiloartrite axial não radiográfica é um passo importante para o melhor do controle da doença desses pacientes”, disse o médico Joachim Sieper, Chefe de Reumatologia do Campus Benjamin Franklin, do Hospital Universitário Charitè, em Berlim, Alemanha. “HUMIRA demonstrou um perfil positivo na relação risco-benefício em espondiloartrite axial não radiográfica e o acesso a essa opção de tratamento pode auxiliar os médicos a tratarem ainda mais pacientes que sofrem dessa doença”.
HUMIRA é indicado para o tratamento de adultos com espondiloartrite axial não-radiográfica, sem evidência radiográfica de espondilite anquilosante, mas com sinais objetivos de inflamação por nível elevado de proteína C-reativa e/ou exame de ressonância magnética, que tenham tido resposta inadequada ou são intolerantes a drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINEs). HUMIRA é, atualmente, indicado para o tratamento de adultos com espondilite anquilosante (EA) ativa e severa que tenham tido resposta inadequada à terapia convencional.
“Com essa indicação adicional para HUMIRA, os médicos agora têm uma opção para ajudar a contemplar necessidades não atendidas e tratar a doença para a qual nenhum medicamento foi anteriormente aprovado”, disse o médico John Leonard, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão Farmacêutica da Abbott. “Essa aprovação marca outro avanço no comprometimento da Abbott com a contínua inovação de HUMIRA para fornecer tratamento a uma ampla gama de doenças imunomediadas difíceis de tratar”.
Sobre Espondiloartrite
Espondiloartrite é um grupo de doenças que compartilham características clínicas, radiográficas e genéticas comuns. Pode ser categorizada de acordo com a parte do corpo mais afetada – axial ou periférica. A Sociedade Internacional de Avaliação de Espondiloartrites (ASAS, na sigla em inglês) desenvolveu melhores critérios de classificação para espondiloartrite axial e periférica, projetados para facilitar a identificação e a classificação de pessoas com espondiloartrite que compartilham manifestações similares. Os critérios para espondiloartrite axial incorporam o uso de ressonância magnética para geração de imagens por esse método, além dos tradicionais raios – X, para visualização de sacroileíte (inflamação da articulação sacroilíaca, que conecta a parte inferior da coluna à pelve), um dos marcos da espondiloartrite axial.
Sobre a Abbott
A Abbott é uma empresa global, da área da saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.