O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), reformou e ampliou sua unidade de transplante de medula óssea.

O projeto, realizado em parceria com a Associação Pró-Vita, instituição sem fins lucrativos que apóia hospitais públicos na área de transplantes de medula, recebeu investimento de R$ 300 mil e triplicou sua capacidade de atendimento. Com a reforma, a unidade passou a ter dois leitos de transplante autólogo e um leito de coleta.

“Tínhamos o compromisso de realizar um transplante por mês, como conseguimos atingir a meta, fomos beneficiados com a ampliação da unidade, o que se estende a  toda rede assistencial para transplantes”, ressalta Cristiana Solza, professora adjunta de Hematologia do Hupe.

O Hupe trabalha em parceria com o Instituto Nacional do Câncer e com as instituições credenciadas para realizar os transplantes. A médica destaca ainda que são realizados anualmente 1500 transplantes de medula óssea no País, enquanto a demanda é por 4000 mil procedimentos ano. “Aos poucos contribuímos para atender a essa demanda. Realizaremos dois transplantes por mês e futuramente chegaremos à três. Nesse cenário,  toda conquista é bem-vinda”, comemora.