A Iastech, empresa especializada em automação industrial com atuação nos mercados farmacêutico, cosmético, veterinário, químico e de bebidas e alimentos, apresenta crescimento de 15% nas vendas no primeiro quadrimestre. O incremento está suportado por novos projetos, principalmente nos setores farmacêutico e químico. A empresa também trabalha com upgrades de tecnologias na base instalada de clientes nos mercado de bebidas e alimentos e óleo e gás.
Um dos novos projetos em andamento é feito em parceria com a Masipack, em nova planta do Grupo Alicorp, gigante dos setores químicos e alimentos. E tem como objetivo gerenciar a eficiência (OEE) de 35 novas máquinas nas linhas de envase de sabão em pó da companhia localizada no Peru. Ainda no segmento químico, mas voltado para o agronegócio, a Iastech está com projeto de automação de reatores para dosagem de matéria-prima na Syngenta, na planta de Paulínia-SP.
Um dos setores que a empresa já tem uma grande penetração é o de alimentos e bebidas. E neste ano, deu início à migração de sistemas legados para nova tecnologia PlantPAx (Rockwell Automation) na Bauducco, em Extrema-MG. A tecnologia aplicada é para processos de produção em grande escala.
Farmacêutico – A adequação da indústria à rastreabilidade dos medicamentos e processos deve puxar investimentos significativos no setor de TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia de Automação). Outro fator importante, e que movimenta o setor, é a validação de sistemas computadorizados, que passa a ser obrigatório e deve seguir a norma RDC 17/2010 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Neste cenário, o laboratório EMS está com projeto de automação da Planta de Líquidos, em Hortolândia-SP, para adequação à RDC 17/2010. “Sem dúvida, o setor farmacêutico será o principal foco da Iastech em 2012. Teremos muita demanda e os laboratórios precisam se adequar. Já temos outros laboratórios nos procurando e até o começo do segundo semestre teremos novos projetos em andamento”, assegura o sócio-diretor da Iastech, Jefferson Zampronio, que reforça que o resultado está dento da meta de crescimento de 20% para 2012 em relação ao ano passado.
Sobre a Iastech – No mercado de automação industrial desde 1990, a Iastech oferece soluções customizadas para o gerenciamento da produção que facilitam na tomada de decisão. A empresa atua nos setores farmacêutico, cosmético, veterinário, químico e de bebidas e alimentos, e oferece serviços que abrangem todas as etapas do processo de automação da indústria: desenvolvimento, consultoria, treinamento, planejamento, execução e gerenciamento.
A Iastech possui certificação ISO 9001:2008, sistema de Gerenciamento de Projetos baseado nas práticas do PMI (Project Management Institute), sólidos conhecimentos em GAMP (Good Automated Manufacturing Practice) e está entre as empresas filiadas à CSIA (Control System Integrators Association), entidade norte-americana que reúne integradores de todo o mundo para permanente troca de informações sobre as melhores práticas de integração e automação industrial. Mais informações no www.iastech.com.br.