O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto e para celebrar a data o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) oferece dicas de cuidados com a alimentação para o paciente oncológico. Uma dieta balanceada com alimentos variados, tipos e quantidades adequadas, compondo refeições coloridas e que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal, precisa fazer parte do cardápio de todas as pessoas, inclusive de quem está em tratamento.
O paciente que necessita de Quimioterapia e/ou Radioterapia, pode apresentar algumas reações como náuseas, diarreias, constipação (prisão de ventre), ressecamento da boca e aftas. A nutricionista do IBCC, Joyce Romanelli, explica que a alimentação saudável auxilia e diminui os efeitos colaterais ocasionados nessa fase do tratamento.“A irradiação (Radioterapia) do abdome, por exemplo, pode desencadear aumento das evacuações. Beber bastante líquido e evitar alimentos com muitas fibras (vegetais crus e frutas frescas como laranjas) são dicas importantes”, revela a nutricionista.
As náuseas são outra reação que o paciente oncológico pode sentir durante a Radioterapia e/ou Quimioterapia. Refeições em pequenas quantidades e várias vezes ao dia (pelo menos seis vezes), ingerir alimentos em temperatura ambiente, tomar lentamente bebidas geladas, evitar bebidas alcoolicas, café, chá preto, chá mate, frituras, alimentos gordurosos, doces concentrados, como o de leite e goiabada, e alimentos muito temperados podem ajudar a diminuir as náuseas.
Há também a possibilidade do paciente ter dificuldade de evacuar. Nesse caso, a ingestão de líquidos durante o dia, o aumento do consumo de frutas (mamão, laranja, abacate e ameixa) e de verduras cruas e cozidas contribuem com o funcionamento do intestino. “É importante, sempre que possível, ingerir também o bagaço das frutas”, complementa Joyce. Se surgirem aftas ou ressecamento da boca, a indicação é aumentar a ingestão de líquido, evitar alimentos muito quentes ou muito frios, acrescentar molhos e caldos nos alimentos, incluir purês, sopas, cremes, pudins, gelatinas, mingaus, vitaminas e carnes moídas ou desfiadas nas refeições.