Como parte do movimento internacional Outubro Rosa, o IBMR realizará durante o mês de outubro ações voltadas à conscientização e à prevenção do câncer de mama.
Dirigidas não somente às mulheres, mas também aos homens e à sociedade em geral, as atividades – que querem chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da doença – contarão com a participação de docentes, estudantes e funcionários do IBMR. Os encontros são abertos ao público.
No dia 25, às 17h, a palestrante Luize Gonçalves Lima falará sobre a Detecção Precoce do Câncer de Mama. Dia 28, às 11h, o tema abordado por Sandra Valéria Ferreira Baptista será Sexualidade após reconstrução de mama. Já no dia 30, às 11h30, Laudinéia de Jesus Moura ministra palestra sobre Câncer de mama: prevenção, tratamento e mitos. Os três encontros acontecem no campus Barra.
No campus Catete, haverá encontros simultâneos no dia 30. Às 11h, Ana Cristina Leão fala sobre Câncer de mama, da prevenção ao tratamento. Na parte da tarde, às 17h, o tema discutido por Elaine Oliveira dos Santos Melo será Drenagem Linfática em Linfoedemas. No mesmo horário, Laudinéia de Jesus Moura aborda o Câncer de mama: prevenção, tratamento e mitos.
A importância do autoexame
Conhecer o próprio corpo é o melhor caminho para detectar qualquer anormalidade. Por isso, o autoexame é fundamental. Por meio dele, as mulheres podem identificar qualquer alteração na mama e procurar um profissional especializado para identificar a causa.
O autoexame favorece a identificação de um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. No entanto, ele não substitui exames como mamografia e ultrassonografia, os quais devem ser solicitados por profissionais especializados. A prevenção é o melhor remédio.
De acordo com o Ministério da Saúde, além do autoexame, toda mulher com mais de 40 anos também deve fazer o exame de mamografia, todos os anos. Já quem tem casos de câncer na família deve realizar o exame um pouco antes, a partir dos 35 anos.