Em busca de priorizar cada vez mais a individualização do tratamento da fertilização in vitro – também chamada de FIV ou “bebê de proveta” – a Merck Serono – divisão de medicamentos biotecnológicos da alemã Merck – vai lançar em julho o novo aplicador de hormônio utilizado para estimular a ovulação.
Com formato de “caneta”, o novo aplicador tem um dispositivo que permite a administração e a titulação da dose adequada. Permite ainda iniciar com doses mais baixas, para melhor adequar ao perfil de cada paciente, além do registro do cartucho utilizado para controle de uso. Por meio deste aperfeiçoamento, os médicos podem direcionar o tratamento de acordo com as necessidades específicas das pacientes e ampliar o índice de sucesso na obtenção dos óvulos maduros.
“Cada pessoa tem uma identidade biológica. Pacientes com mesmos peso e idade, por exemplo, necessitam de dosagens diferentes do hormônio no tratamento. Cabe ao médico identificar a melhor indicação terapêutica. É preciso monitorar a paciente individualmente e administrar corretamente as doses”, explica o Dr. José Fernando de Macedo, médico especializado em reprodução humana.
A aproximação profissional entre médicos e pacientes durante o tratamento é ressaltada pelo renomado especialista em reprodução assistida, Dr. Edson Borges: “É fundamental que o médico acompanhe diariamente o crescimento dos folículos e dos níveis hormonais da paciente durante o estímulo ovulatório. Essa proximidade do especialista melhora a eficiência e traz mais segurança a todo o processo. Vemos que, na maioria das induções da ovulação para FIV, são pequenas mudanças que melhoram as chances de gestação”, argumenta.
O tratamento de fertilização in vitro pode ser iniciado – após avaliação médica – a partir de um ano de tentativas frustradas de gravidez espontânea sem o uso de qualquer método anticoncepcional. O procedimento inicial é a estimulação do ovário por uso de medicamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 8% e 15% dos casais têm algum problema de infertilidade. No Brasil, estima-se que mais de 278 mil casais em idade fértil tenham dificuldade para conceber um filho.
A Merck Serono participa de todo o processo de tratamento de alta complexidade por meio de medicamentos baseados em biotecnologia. Em geral, são hormônios utilizados em tratamentos com protocolos muito complexos e que exigem procedimentos laboratoriais.
A Merck
A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. Em 2012, a receita total cresceu 8,7% para €11,2 bilhões, e as vendas aumentaram 8,4% para €10,741 bilhões, refletindo crescimento orgânico de 4,5% em relação a 2011.
A Merck atua no Brasil desde 1923 – há 90 anos – e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.