A Infoway, empresa piauiense de consultoria para gestão de planos de saúde, sempre busca modelos diferenciados e recursos inovadores para melhor atender seus clientes. E, recentemente, vem apostando na tecnologia MVP (Minimum Viable Product), método que tem a capacidade de realizar avaliações dos cenários empresariais e, assim, proporcionar segurança aos usuários investidores antes de iniciar grandes aportes de recursos. Essa metodologia se afasta dos modelos tradicionais, em que apenas os gestores do projeto comandavam o desenvolvimento, ou seja, de forma centralizada. Para o alcance de bons resultados, também é importante focar na dinamicidade, principalmente, no que concerne ao uso de softwares por parte de seus usuários finais.
Nos dias atuais, é mais seguro para as organizações o investimento em uma ideia ou produto quando se tem um protótipo funcional no mercado que também agrega o valor custo x benefício. Segundo o diretor Pedro de Alcântara, o produto a ser desenvolvido utilizando a tecnologia MVP é denominado Matriz de Competência e corresponde à materialização do procedimento usado pela Infoway para análise de competências e avaliação 360, baseado no tão conhecido modelo CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitudes), conceito difundido na área da Administração.
“No nosso modelo fornecemos vários itens para avaliar habilidade e atitudes entre equipes, com níveis de enquadramento para cada resposta. Esse modelo já vem pronto para usar de forma simples e direta. Porém, é possível que as empresas estendam o questionário criando perguntas referente ao conhecimento da organização”, afirma. Esse produto deverá ter a sua versão MVP disponível ao mercado em meados de outubro.
A função do MVP não é somente colher as informações gerais sobre o produto, mas consiste em comprovar a visão inicial do empreendedor com relação aos seus projetos. Na prática, esse método proporciona um estágio de experimentação, que incita ao aprendizado e limites durante o processo de investimentos. Com o modelo, é possível gastar pouco tempo e recursos.
Pedro de Alcântara destaca que o modelo já foi usado em duas empresas com sucesso. E a Infoway tem pretensões em disponibilizar o sistema para outros locais. “Com isso, podemos ir rapidamente ao mercado, verificar se a solução tem apelo comercial, e após isso pensar em evoluções que aumentem o valor agregado”, destaca.