A manutenção preventiva de equipamentos e sistemas deve ser realizada cuidadosamente em ambientes hospitalares, principalmente, nas áreas consideradas críticas, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de isolamento, bancos de sangue, centros cirúrgicos, laboratórios clínicos, grandes data centers, linhas de produção, shopping centers, entre outras. Para atender às necessidades destes locais de forma segura, com rastreabilidade e transparência, a Infralink Facilities Services, empresa integrante do Grupo Brasanitas e especializada em serviços de manutenção predial, industrial, hospitalar e logística interna (Inbound), disponibiliza ao mercado o Infra-Code.

Utilizando código de barras 2D, a solução é capaz de rastrear e controlar as etapas que englobam o gerenciamento dos processos de manutenção preventiva e sua supervisão (rondas). Basta um aparelho móvel 3G para obter em tempo real todas as informações do equipamento bem como as rotinas de manutenção e suas respectivas intervenções. A empresa aplicou a tecnologia QR Code em seus programas de manutenções preventivas e nas rondas, daí o nome de Infra-Code. QR significa quick response, ou seja, a resposta dada pode ser interpretada rapidamente.

Na prática, por meio de um tablet, um profissional da Infralink executará as rotinas de manutenção e supervisão, apontando, no tablet, todas as informações necessárias e, ao término dos serviços, os dados são encaminhados via 3G para um software de manutenção. “Ganhamos em economia no tempo de processamento das informações, estimada em 70%, e reduzimos o uso de papel, tornando-se, além de uma solução de controle ágil, um instrumento pró-sustentabilidade”, afirma Renato Rinaldi, diretor-executivo da Infralink Facilities Services.

O executivo ainda acrescenta que a Infralink verificou que, antes desta ferramenta, os clientes tinham dificuldades em obter as informações e dados das manutenções dos equipamentos em tempo real, pois todas as atividades executadas eram anotadas em papel pelo operador e posteriormente lançadas no software. “Este processo era moroso e falho”, diz.

Dentre as empresas da área da saúde atendidas pela Infralink estão: o Hospital Oswaldo Cruz, Unimed Paulistana, Grupo Fleury, entre outros.