A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac) realiza a 40ª edição de seu congresso nacional entre os dias 16 e 19 de junho, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Conhecido por ser o maior encontro da especialidade realizado na América Latina, o congresso deste ano traz assuntos que envolvem as relações entre a prática clínica e os laboratórios, os desafios nas análises de diagnósticos e a qualidade e acreditação dos laboratórios brasileiros.

“Preparamos um grande evento condizente com a importância dessa Sociedade. Reunimos os melhores especialistas nacionais e internacionais, que vão trazer as novidades do mercado laboratorial, ensino e conhecimento científico a todos”, é o que afirma Irineu Grinberg, presidente da Sbac, salientando que para promover a integração da pesquisa com a prática clínica, focando o aprendizado e a atualização dos especialistas, a comissão organizadora selecionou temas variados que vão ao encontro do interesse dos mais de seis mil membros da Sociedade, de forma interativa e prática. Nomes internacionais de destaque são os Drs. Alexandre Silva, que vem dos EUA para ministrar um curso sobre ferramentas moleculares para o diagnóstico em parasitologia; Ana Paula, de Portugal, e Marcelo Castro, da Argentina, que apresentarão palestra sobre biologia molecular aplicada ao diagnóstico das doenças infecciosas; e Piet Meijer, da Holanda, que desembarca no Brasil para falar sobre controle de qualidade na coagulação.

A troca de conhecimento entre os congressistas e especialistas de diferentes áreas de atuação ainda pode ser feita em mesas-redondas, conferências, workshops e durante as atividades extras, como seminários, sessões interativas e cursos.

Outro ponto-chave do evento será o Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial, que irá esclarecer a importância da certificação dos laboratórios como forma de atestar aos usuários de planos de saúde a qualidade dos serviços prestados. “O processo de acreditação torna todo o trabalho laboratorial mais transparente e garante ao consumidor um novo instrumento de informação e de escolha”, ressalta Grinberg.

Paralelamente aos quatro dias de evento, também acontece a 13ª edição do congresso Brasileiro de Citologia Clínica e a 4ª Jornada Latinoamericana de Genética Forense. Entre os assuntos em destaque estão o HPV e sua vacina, a epidemiologia do HPV e a análise forense.

Programação social

A belíssima cidade de Florianópolis vai abrigar a conferência e fornecerá para os participantes momentos de diversão e relaxamento. A começar pela solenidade de abertura oficial do congresso, que contará com um coquetel apresentado pelo pianista erudito brasileiro Arthur Moreira Lima. No segundo dia do evento, a segunda-feira promete ser animada em uma festa especial ao som dos melhores hits musicais. Na terça-feira os congressistas podem se divertir com o espetáculo “Tangos e tragédias”, peça que reúne música, humor e interação com o público, artifícios que garantem mais de 20 anos de sucesso. No último dia haverá um jantar dançante de confraternização.

Para saber mais sobre a programação do congresso ou se inscrever no evento, acesso o site www.cbac.org.br.