No próximo dia 13, o Hospital de Clínicas de Niterói (HCN) e a Associação Médica Fluminense (AMF) vão promover a mesa-redonda Obesidade – Conhecimento É o Melhor Tratamento. O evento é gratuito e reunirá vários especialistas, inclusive um internacional, para discutir e disseminar as novas formas de prevenção e controle das doenças não transmissíveis (DCNT).
Atualmente, no Brasil, as DCNT são responsáveis por 72% das causas de morte, especialmente as doenças cardiovasculares, que representam mais de 30% desse total. Isso significa que 300 mil pessoas morrem por ano em razão das doenças cardiovasculares, como o infarto, acidente vascular cerebral, insuficiências cardíaca e renal e morte súbita. Ou seja, são 820 mortes por dias, 30 mortes por hora ou ainda uma morte a cada dois minutos.
A médica Valdenia Pereira de Souza, chefe do HCN Cardiovascular e diretora científica da AMF, destaca que a Sociedade Brasileira de Cardiologia estabeleceu como meta global reduzir em 25% a mortalidade precoce das DCNT até 2015.
“A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Por isso, treinar e qualificar os profissionais de saúde para a prevenção e o tratamento dessa doença é fundamental para alcançarmos essa meta”, esclarece a cardiologista.
Palestrante internacional – Na oportunidade, o PhD e professor da Faculdade de Medicina Mayo Clinic, dos Estados Unidos, Dr. Eduardo Chini, ministrará a palestra Perspectivas Atuais e Futuras no Tratamento da Síndrome Metabólica.
Serviço
Evento gratuito: mesa-redonda Obesidade – Conhecimento É o Melhor Tratamento.
Data/horário: 13 de abril, sábado, das 8h30 às 12h.
Público de interesse: profissionais de saúde.
Local: Sede da AMF (Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói).
Confira a programação completa em http://www.amf.org.br/Simpósio%20Obesidade.asp