No próximo sábado, dia 26 de abril, o 21º Ação Global no Rio de Janeiro contará com uma campanha educativa na área de saúde, que pretende conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento de doenças que acometem a mulher. Uma delas é a incontinência urinária, doença que atinge cerca de 5% dos homens e 40% das mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida.

“A incontinência pode ter vários fatores, como genética, obesidade, diabetes, fraqueza de músculos da região pélvica, bexiga hiperativa, a cirurgia de remoção da próstata, o envelhecimento”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional do Rio de Janeiro, André Cavalcanti.

“O importante é que a mulher entenda que também pode – e deve- ir ao urologista por causa de assuntos como infecção e incontinência urinária, já que esse é um problema que atinge mais pacientes do sexo feminino”, destaca a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

A doença pode ser prevenida com exercícios para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. O exercício consiste na contração do assoalho pélvico por 10 segundos e o relaxamento por 10 segundos. O movimento deve ser repetido 10 vezes por, pelo menos, três vezes ao dia. Estes músculos são importantes para o controle da micção.

Além dos exercícios, hábitos saudáveis ajudam na prevenção, como: evitar o sedentarismo e a obesidade; controlar o ganho de peso nas gestações; tratar a constipação (prisão de ventre); não fumar para diminuir a tosse e a irritação da bexiga.

Serviço

Ação Global – Campanha educativa sobre incontinência urinária

Data: 26 de abril de 2014

Local: Quadra do Grêmio Recreativo Esportivo e Social Acadêmicos do Salgueiro – Rua Silva Teles, 104 – Andaraí – Rio de Janeiro

Horário: das 8h às 16h