Instituto possui experiência administrativa e já conduz a gestão de
hospitais públicos na Ilha de Marajó, Sorriso no Mato Grosso e
Pedro Leopoldo em Minas Gerais
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH, uma organização social sem fins lucrativos, acaba de assumir a administração do Hospital São Luis, em São José do Ribamar na região metropolitana de São Luis no Maranhão. O Instituto já administra atualmente o Hospital Regional do Marajó, no Pará, o Hospital Regional de Sorriso, no Mato Grosso e o Hospital e Maternidade Dr. Eugenio Gomes de Carvalho em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.
O Hospital São Luis oferece atendimento exclusivo aos servidores públicos. A Unidade conta com 55 leitos, 10 de Unidade de Terapia Intensiva e 13 leitos para observação adulto e pediátrico no Pronto-socorro.
O hospital oferece atendimento e exames em diversas especialidades e conta com pronto-socorro, ambulatório, centro cirúrgico e UTI. Mensalmente, a equipe do hospital formada por 480 colaboradores e 220 médicos especialistas, realiza cerca de 200 internações, 17.800 consultas ambulatoriais, 2.000 atendimentos de Emergência, 150 cirurgias e 61.880 exames.
Segundo o diretor geral do INDSH, José Cleber do Nascimento Costa, esse é mais um desafio que o Instituto assume com o intuito de oferecer atendimento em saúde de qualidade para a população e infraestrutura adequada aos profissionais. “Nosso objetivo é utilizar nossa expertise administrativa e contribuir de forma efetiva com o sistema de saúde, garantindo aos nossos usuários um atendimento humanizado, realizado por profissionais capacitados que garantam um serviço de saúde com a mais alta qualidade”.
Experiência administrativa presente no PA, MT e MG
Hospital Regional do Marajó
O Hospital Regional do Marajó, localizado no município de Breves, no Pará oferece atendimento de Urgência e Emergência, Internação e Ambulatório e é referencia para os hospitais municipais da região. Possui 67 leitos, sendo 17 de Terapia Intensiva (7 para adultos, 5 pediátricos e 5 neonatalogia) e está habilitado a atender demandas de média e alta complexidade por meio da Central de Regulação do Estado do Pará.
Administrado pelo Instituto desde setembro de 2010, o hospital conta com uma equipe médica capacitada em diversas especialidades como: clínica médica, pediatria, ortopedia, cardiologia e oftalmologia, além de exames de análises clínicas e exames por imagem. O Hospital é também referência no tratamento da doença de chagas com equipe médica capacitada pela Coordenadoria Estadual do Programa de Controle em doença de Chagas para investigação e acompanhamento clínico.
Para se ter uma ideia da capacidade de atendimento da unidade, em 2012, foram realizados 21.740 atendimentos de emergência e ambulatoriais, 173.469 exames, 2.792 internações, 225 partos e 2.560 cirurgias.
Hospital Regional de Sorriso
O Hospital Regional de Sorriso, no Mato Grosso, é referência de atendimento para toda a região de Teles Pires que abrange 15 municípios. Oferece atendimento de urgência emergência, internações e ambulatório em diversas especialidades, como obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia oncológica, vascular e otorrinolaringologia, além de exames clínicos e por imagem. São 112 leitos, com UTI Adulto e Neonatal.
Gerido pelo INDSH desde abril de 2012, o hospital sofreu várias reformas e implantação de vários serviços desde sua inauguração em 1989. Hoje o Hospital Regional de Sorriso é referência em diversas áreas, inclusive no tratamento de doenças endêmicas como tuberculose e malária. Desde que passou a ser gerido pelo INDSH recebeu inúmeros investimentos desde novos equipamentos, melhorias em infraestrutura e implantação de novos serviços como a hemodiálise para pacientes internados na CTI.
Em 2012 foram realizados 23.277 atendimentos de emergência, 6.143 internações, 15.116 consultas ambulatoriais, 89.619 exames, 4.177 cirurgias, 1.082 partos.
Hospital e Maternidade Dr. Eugenio Gomes de Carvalho
O Hospital e Maternidade Dr. Eugenio Gomes de Carvalho localizado em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, foi inaugurado na década de 60 com maior foco no serviço de maternidade, a fim de evitar as altas taxas de mortalidade infantil na região. Com o passar dos anos, o hospital passou a oferecer atendimento em clínica médica, além de obstétrico e atendimento ambulatorial.
Administrado pelo INDSH desde 1959, o hospital oferece hoje atendimento de urgência e emergência, internação e atendimento ambulatorial em diversas especialidades, além de exames clínicos e por imagem.
Com 49 leitos, em 2012, o Hospital aumentou sua capacidade de atendimento realizando 300 internações/mês, 99 partos/mês, 216 cirurgias/mês, 5.125 consultas/mês, 2.409 exames/mês.