O Laboratório Sabin, um dos maiores players do Brasil em Medicina Diagnóstica, implantou a solução Shift LIS, um completo sistema de informações laboratoriais, desenvolvido pela empresa Shift, especializada em software para a gestão laboratorial, que tem sido parceira do Sabin há 15 anos. A solução foi desenvolvida com base no InterSystems Caché®, plataforma de banco de dados altamente escalável, e InterSystems Ensemble®, plataforma para rápido desenvolvimento de aplicações conectadas, da InterSystems, líder global em softwares para saúde conectada.

Hoje, cerca de 150 unidades do Sabin utilizam o Shift LIS, que oferece uma interface amigável e intuitiva, e interoperável com uma variedade de sistemas do mercado, graças às tecnologias da InterSystems. Com o Ensemble, todos ativos de informações são interconectados, promovendo alta performance e acesso direto aos dados e novas funcionalidades clínicas e operacionais. A plataforma de dados Caché gerencia todos os tipos de dados de modo seguro e confiável.

A solução Shift LIS tem sido importante para o Sabin, pois possibilita definir e organizar procedimentos laboratoriais com maior precisão; controlar de forma segura e automatizada a logística de amostras de microbiologia; identificar datas e horários de coletas, independentemente de fuso horário; e uma comunicação interna mais efetiva. Outra vantagem é a redução de erros humanos, o que evita duplicação de exames e disparidades nos diagnósticos. Além disso, o Shift LIS permite à organização um gerenciamento detalhado das áreas financeira e de compras – quesitos de grande relevância, uma vez que todos os procedimentos precisam ter garantias comprovadas de confiabilidade dos dados colhidos dos exames.

“A InterSystems ajudou a Shift a melhorar sua tecnologia e isso auxiliou o Sabin a fortalecer seu negócio”, afirma Marcelo Lorencin, presidente da Shift. De acordo com Lídia Abdalla, presidente executiva do Sabin, “A solução Shift LIS é estratégica para as decisões dos gestores e possibilitam o controle efetivo de todas as nossas atividades”, afirma.

O Shift LIS inclui também benefícios para os usuários finais, como a disponibilidade de histórico dos exames em uma única plataforma. Isto é, os pacientes podem ter acesso ao resultado de exames laboratoriais em qualquer cidade onde o Sabin esteja presente. O Sabin registra inúmeros exames mensalmente, sendo possível retirar laudos com toda segurança e comodidade de maneira online. Isso facilita, agiliza, economiza tempo e aumenta a colaboração entre profissionais médicos e pacientes. Mais de 2,3 milhões de pacientes em todo o país, e seus médicos têm acesso seguro aos relatórios de laboratórios.

A solução surge em um momento em que o Sabin embarcou num ousado projeto de expansão que ganhou força há três anos. Além do crescimento orgânico o Sabin também cresceu por suas fusões e aquisições. Hoje, a organização tem 170 unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Bahia, Tocantins, Amazonas, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.