A ISPM, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de software e serviços para gerenciamento de níveis de serviços de TI e telecomunicações, acaba de aderir à Iniciativa de Saúde Digital do TM Forum no evento Digital Disruption 2013, do TMF, no San Jose McEnergy Convetion Center, em San Jose (EUA), que acontece de 28 a 31 de outubro. Na ocasião, a ISPM demonstrará a sua experiência e, em particular, as suas práticas ágeis de desenvolvimento e como podem ser aplicadas no segmento médico.
A indústria da saúde é limitada em sua capacidade de aproveitar as oportunidades apresentadas pelos serviços digitais por causa da falta de interoperabilidade entre os principais players e os sistemas. A interoperabilidade do negócio exige uma linguagem comum que permite a entrega eficiente dos serviços digitais de saúde. As principais necessidades de acordo com fornecedores de serviços são a padronização e a interoperabilidade para melhorar o atendimento e a experiência do paciente.
Os projetos catalisadores do TM Forum consistem em projetos colaborativos de curto prazo conduzidos por membros do TM Forum. As companhias participantes criam soluções capazes de atender os desafios de sistemas e operacionais mais urgentes e incrementar as melhores práticas e padrões do TM Forum, incluindo o Frameworx.
Para isso, a ISPM está levando sua comprovada expertise em Gestão de Qualidade de Serviço, baseada em Business Process Framework (eTOM), para o campo dos serviços médicos. A empresa foca-se especialmente no e-Health e home care, aproveitando as melhores práticas e conceitos em TIC para entregar novos e otimizados processos, como a qualidade do serviço médico e de gestão de qualidade da saúde do paciente.
“A conquista da certificação Frameworx de conformidade do TM foi um marco importante para nós. Ao aderir ao projeto catalisador “e-Health: curando a complexidade” estamos ajudando a demonstrar como o Frameworx pode ser aplicado em diferentes segmentos de negócio e verticais para solucionar problemas reais – nada é mais importante do que garantir a entrega eficaz dos cuidados de saúde”, ressalta o CTO da ISPM, Bruno Musa.
A ISPM anunciou em março deste ano a obtenção da certificação em processos de Nível 2 do Bussines Process Framework (eTOM) nas seguintes categorias: Resolução de Problemas; Gerenciamento de Problemas de Serviço; Gerenciamento de Problemas de Recursos; Gerenciamento de Performance de Recursos; Qualidade de Serviços aos Clientes / Gerenciamento de Acordos de Nível de Serviços; e Gerenciamento de Qualidade de Serviços. A certificação fornece a validação independente das soluções da ISPM e assegura que os clientes podem ter a certeza de que cumprem com as mais recentes normas de boas práticas.
“O ambiente de saúde é complexo, envolvendo situações críticas e múltiplas partes interessadas”, observou Graig Bachamann, diretora de iniciativas da indústria do TM Forum. “Este projeto catalisador mostra como o Frameworx pode ser usado de forma bem sucedida por um prestador de serviços para gerenciar entrega do serviço e garantir os cuidados através de serviços digitais em casa. A participação da ISPM é muito bem vinda e reconhecemos como seu conhecimento e experiência podem assegurar um serviço consistente e a qualidade da experiência.”
Os projetos colaborativos do programa Catalisador do TM Forum vêm apresentando inovação e demonstrando como as principais partes interessadas podem aproveitar as melhores práticas para resolver problemas críticos. O resultado deste projeto destaca as abordagens e processos comuns que podem ser aplicadas a uma variedade de temas de saúde, como a apresentação de dados dos pacientes de forma amigável, a gestão das informações não médicas, análise de dados, agendamento de visitas aos pacientes e compromissos, e mais, com ênfase em particular na prestação de serviços médicos no atendimento domiciliar e pós-operatório. Os benefícios esperados incluem maior repetitividade, melhor tempo de colocação no mercado, escala reforçada e novos modelos de negócios. O ponto mais alto desses projetos é o fato das equipes terem a oportunidade de apresentar suas soluções ao vivo nos tradicionais eventos do TM Forum. Os projetos catalisadores serão apresentados no Digital Disruption 2013.