O presidente da Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal), José Abel Ximenes, foi reeleito coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Saúde, ligado à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A reeleição aconteceu durante a primeira reunião deste ano do conselho, realizada no dia 14 de março, na sede da OCB, em Brasília.
Reconduzido por aclamação ao cargo, Ximenes assume a coordenação por mais dois anos e assume também a função de representante nacional do Ramo Saúde, um dos 13 ramos do cooperativismo representados pela OCB. A primeira reunião do ano também definiu a agenda de trabalho do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Saúde (CONARS) para 2013. Um dos destaques é o trabalho a ser desempenhado, em conjunto com a OCB, visando à aprovação do Ato Cooperativo no Congresso Nacional.
Ximenes ressaltou que vai trabalhar firme junto aos parlamentares pela aprovação do Ato Cooperativo, medida fundamental para evitar a tributação indevida das cooperativas. O CONARS também vai elaborar e implementar políticas e ações em prol do cooperativismo de saúde em âmbito nacional.
O presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino; o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES), representante do Ramo Saúde na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), participaram da reunião.
Lelo Coimbra destacou a importância do ramo saúde para o cooperativismo e para a saúde brasileira e se colocou à disposição para atender aos pleitos do ramo, trabalhando junto aos parlamentares no Congresso. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, falou sobre as mudanças ocorridas no modelo de governança cooperativista. “A partir do momento em que cada conselho passou a ser acompanhado por um diretor da OCB, conseguimos fortalecer os diferentes ramos”, disse.
Isto acontece porque, agora, cada ramo conta com um interlocutor na diretoria. Atualmente, o diretor responsável para acompanhar os trabalhos do Conselho de Saúde é o médico André Pacelli, presidente do Sistema OCB-PB. “Meu papel primordial será o de promover a interlocução direta entre o que for pontuado nas reuniões do conselho e a diretoria do Sistema OCB, como forma de dar mais força ao atendimento às demandas”, disse Pacelli, que pretende promover encontros regionais com as cooperativas de saúde a fim de aproximá-las do Conselho e também de facilitar o acesso de conselheiros e dirigentes.
Quem também compareceu à reunião e frisou a importância da atuação representativa da OCB foi o presidente da Federação das Unimeds do Espírito Santo, Alexandre Ruschi. “As ações da OCB junto à sociedade para melhorar a compreensão sobre o cooperativismo, exaltando os princípios e valores cooperativistas e seus diferenciais frente às demais instituições existentes no mercado, são de fundamental importância para a conquista de grandiosas melhorias, principalmente junto aos órgãos do governo”, ressaltou. Outro que também se fez presente foi Orestes Pullin, representando o cooperativismo de saúde do Estado do Paraná.
Também participaram da reunião do ramo saúde, representantes estaduais do setor; o presidente da Uniodonto, José Alves; o superintendente da OCB, Renato Nobile; a gerente Geral da instituição, Tânia Zanella, e o gerente do ramo na OCB, Laudo Rogério dos Santos. A próxima reunião do Ramo Saúde será no dia 14 de maio. (Com informações: OCB e Unimed do Brasil)