A Allergan, fabricante de cremes antirugas que é alvo de especulação de aquisição, procura ela mesma alvos de aquisição, disse o presidente David Pyott em entrevista. Pyott recusou-se a dizer se outra fabricante de medicamentos se ofereceu para comprar a Allergan, com sede em Irvine, Califórnia. Ele não descartou a venda da empresa. “A proposta terá de ser muito atraente”, disse Pyott.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

A Allergan demitiu 5% de seus funcionários no mês passado depois de relatar queda nas vendas do quarto trimestre em função da recessão, que reduziu a procura por tratamentos estéticos. O produto mais vendido da empresa, o alisador de rugas Botox, também enfrenta concorrência, já que a Medicis Pharmaceutical, de Scottsdale, Arizona, espera a aprovação do Reloxin.

“Estamos constantemente estudando novas oportunidades”, disse Pyott. “Temos bem mais de um bilhão no banco, podemos fechar um negócio multibilionário se fizer sentido”, afirmou o executivo.

A Allergan procura compras que amplie seu foco nos tratamentos estéticos, especialmente para os olhos, obesidade, urologia ou neurologia, ele disse. Perguntado se levaria em consideração a aquisição por outra fabricante de medicamentos, Pyott respondeu: “Tenho a fama, certa ou errada, de montar uma empresa para o longo prazo. Eu digo para nossos investidores, ?nunca esquecemos que trabalhamos para vocês.”

Compra

Pyott não quis comentar se a empresa foi contactada com uma proposta de compra, ou ainda se estava no presente em conversações com possíveis compradores. Uma notícia no site dealReporter.com informou, na terça-feira, que a GlaxoSmithKline, com sede em Londres, pode estar interessada em adquirir a Allergan, citando uma fonte familiarizada com a filosofia da Glaxo.

Caroline Van Hove, porta-voz da Allergan, não quis fazer comentários, do mesmo modo que o porta-voz da Glaxo, David Outhwaite. A Allergan concordou em 2005 em dividir a promoção do Botox com a Glaxo, e juntas venderem dois medicamentos para enxaqueca da Glaxo.

Sociedade

As vagas eliminadas pela Allergan forma para vendas e marketing da divisão de urologia. A Allergan informou que planeja encontrar uma sócia para promover o Sanctura XR, seu medicamento para tratar bexigas hiperativas.

O dispositivo Lap-Brand, da Allergan, para cirurgia para perda de peso, compete com o produto similar da Johnson & Johnson, chamado Realize. A Allergan também fabrica o Latisse para estimular o crescimento dos cílios e os medicamentos sob prescrição para olho seco e também glaucoma.

Os implantes de silicone nos seios produzidos pela empresa competem com os produtos fabricados pela Johnson & Johnson, de New Brunswick, New Jersey. A Food and Drugs Administration (FDA, agência que fiscaliza os alimentos e os medicamentos) autorizou o marketing dos implantes para cirurgia estética em 2006, depois de 14 anos limitando o uso para reconstituição devido a preocupações com segurança.