Lançada pela Difusão Editora, em parceria com a Editora Senac Rio, a obra Estomias intestinais: da origem à readaptação se propõe a auxiliar na superação de dificuldades de natureza física, psíquica, emocional e social de pacientes após a operação.

Com a experiência das doutoras Ana Lúcia da Silva e Helena Eri Shimizu, o livro traz à tona um momento delicado na vida do paciente que passa por uma estomia intestinal – cirurgia feita em uma área do intestino grosso para a eliminação de fezes.

As autoras realizaram estudos que comprovam as dificuldades de pacientes estomizados no período pós-operatório. Normalmente, as pessoas não aceitam facilmente o fato de que terão de depender de um equipamento coletor para o resto da vida, pois têm noção de que as alterações no modo de viver serão drásticas. O resultado disso são traumas e constrangimentos no convívio social.

Há 22 anos, no Brasil, iniciou-se a formação de estomaterapeutas. No entanto, os maiores ganhos foram na área de publicações sobre as feridas. O mercado está carente de contribuições que auxiliem no tratamento das estomias e das incontinências decorrentes do procedimento.

Os serviços especializados a estomizados ainda apresentam deficiências, pois nota-se distanciamento do profissional em relação ao doente, por nem sempre possuir estrutura para compreender o momento vulnerável pelo qual o paciente está passando. Assim, o livro traz a análise das diversas fases que o estomizado passa: desde a vivência dos primeiros sinais e sintomas da doença até as reações emocionais ante a necessidade de realização de estomia e o impacto no cotidiano do paciente.

Com base nisso, as doutoras decidiram escrever o livro que traz informações relevantes que contribuem para a relação profissional-paciente. Além da parte técnica, a obra reúne dez depoimentos de pessoas que passaram por estomia definitiva. Essas declarações contribuem não só para o entendimento dos profissionais da Saúde com relação às técnicas e aos cuidados que precisam ser tomados no trato diário com o paciente, mas também como esclarecimento e incentivo para pessoas que passaram pela cirurgia recentemente e necessitam de novas perspectivas de vida física, psíquica, emocional e social.

Sobre as autoras

Ana Lúcia da Silva

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e professora assistente do departamento de Enfermagem da UnB. Enfermeira estomaterapeuta TiSOBEST, título concedido pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest). Atualmente, cursa doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da UnB.

Helena Eri Shimizu

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada pelo departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), também é orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é também coordenadora do grupo de pesquisa Políticas e Prática em Saúde/Enfermagem do CNPq.

Sobre a Difusão Editora

Desde 1976, a empresa atua na produção, comercialização e distribuição de livros nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, principalmente, por professores, pesquisadores e estudantes, sendo líder nesses setores. A editora é pioneira em atuar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão Editora atende livrarias de vários estados e fornece material didático a mais de quatrocentas instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

Sobre a Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à divulgação de soluções para pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do setor de comércio de bens, serviços e turismo, e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde sua fundação, em 2000, a editora publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e, com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

Ficha técnica

Título: Estomias intestinais: da origem à readaptação Autor: Ana Lúcia da Silva e Helena Eri Shimizu

ISBN: 978-85-7808-131-7

Encadernação: Brochura

Dimensão: 13,5 cm x 20,5 cm

Páginas: 184

Preço: R$ 52,00