Luis Gustavo Kiatake, diretor da E-VAL Tecnologia e representante da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) no Comitê de Padronização do TISS (COPISS), participou de workshops durante o XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2012, entre os dias 19 e 23 de novembro, no Expo Unimed Curitiba, PR, que trouxe o tema “Ciência e Tecnologia da Informação Contribuindo para Avanços na Saúde”.

Este ano, o CBIS inovou e trouxe, pela primeira vez no país, o Showcase IntegraTISS, demonstrando, na prática, diferentes sistemas de prestadores e operadoras trocando informações TISS por meio de Webservices, em uma demonstração evidente das vantagens e facilidades que a interoperabilidade proporciona.

No dia 21, Kiatake ministrou palestra no Workshop: Registro Eletrônico de Saúde do Sistema Unimed e explanou sobre os requisitos que um sistema eletrônico deve ter para atender uma instituição de saúde, ressaltando a necessidade de que este se transforme em uma ferramenta segura de trabalho dos profissionais da saúde. O executivo ainda salientou que a Certificação SBIS-CFM conta com requisitos importantes para garantir a qualidade e segurança ao paciente, voltados para a assistência ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico, gerenciamento eletrônico de documentos, entre outros.

Outro assunto muito discutido no CBIS 2012 foi a nova versão do TISS – Troca de Informação em Saúde Suplementar, que tem a Agência Nacional de Saúde (ANS) como o órgão que estabelece o padrão. Como ainda existem questões a serem amplamente abordadas e dúvidas variadas, o tema ganhou um workshop exclusivo para as discussões, o IntegraTISS.

Pela sua abrangência, foram realizadas várias atividades durante o IntegraTISS. Julio Di Maio, da ANS, explanou sobre as Alterações da Nova Versão; representantes de prestadores e operadoras participaram de um debate sobre a Visão Setorial; Luis Gustavo Kiatake, da SBIS, falou sobre a Certificação Digital e sua Aplicação na Saúde Suplementar; e Luiz Antonio De Biase, da ABRAMGE, apresentou o tema Entendendo a Tecnologia da TISS: Perspectivas, Riscos e Oportunidades.

Para Kiatake, “o CBIS tem se confirmado como o melhor fórum da área de tecnologia de informática em saúde, no qual as discussões trazidas por meio das atividades como as palestras, workshops, tutoriais e o showcase inovaram e reforçaram conceitos e ideias para melhorias na área em geral, além de expandir os horizontes no meio cientifico e no mercado tecnológico”, finaliza.