Pensando na qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, o Hospital Unimed Vitória adquiriu um novo equipamento que permite realizar testes de glicemia capilar com mais segurança e rapidez, o Precision Xceed Pro – Abbott (PrecisionWeb). O software está disponível em todos os postos de enfermagem, acompanhado de um aparelho que permite realizar a medição de glicemia de pacientes que estejam internados do hospital de maneira mais assertiva.

O teste de glicemia capilar é um teste feito com uma gota de sangue colhida do dedo do paciente, que monitora os níveis de açúcar no sangue e controla a dose de insulina utilizada por diabéticos.

É importante ter uma memória dessas medições e com o PrecisionWeb é possível fazer relatórios customizados, identificando o paciente e o profissional que realizaram cada um dos procedimentos, se a medição foi feita corretamente, quantas pessoas foram submetidas à medição de glicemia, o horário do procedimento, entre outros dados.

Para realizar o procedimento, o profissional precisa registrar seu crachá no aparelho, inserindo em seguida uma tira com a amostra colhida do paciente. Em seguida, é necessário registrar o código de barras na pulseira eletrônica do paciente, identificando em quem o procedimento está sendo realizado. Em 20 segundos, o exame informará o resultado do exame e armazenando-o em um banco de dados.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Ary Célio de Oliveira, o sistema oferece “rastreabilidade dos testes e maior segurança para o hospital e pacientes, em conformidade com os mais exigentes padrões de qualidade nacionais e internacionais”. O sistema é utilizado em grandes hospitais como o Albert Einstein, em São Paulo, e o Hospital Unimed Vitória é o primeiro do Estado a usar o sistema, motivado pelo fato de Vitória ser a 2ª capital em diabetes, acima dos 7,1%, contra uma média nacional de 5,6%. O PrecisionWeb também auxilia no monitoramento de pacientes quanto à cetoacidose diabética (CAD), uma condição hiperglicêmica séria.

Além dessa tecnologia, uma equipe formada por dois médicos endocrinologistas, um nutricionista e um enfermeiro irão acompanhar o trabalho realizado junto aos novos aparelhos e identificar possibilidades de melhorias na medição de Glicemia, já que terão acesso às informações dos exames, armazenadas no software.

Elki Zanandrea, gerente de Enfermagem do Hospital Unimed Vitória, considera muito positiva a chegada deste material à Unidade. “Com este aparelho, temos acesso às informações tanto dos pacientes quanto dos operadores. Isso é muito importante, pois garante a segurança dos dados e possibilita que nosso trabalho assistencial seja acompanhado por esta equipe multidisciplinar”, disse.