Idealizado pela Maxicronos, empresa do grupo M.Quintão que há mais de 30 anos atua no setor da saúde, a higienização 3D é o mais novo método de serviço de higienização hospitalar. “A construção de uma nova metodologia de serviço tornou-se necessária para preencher a lacuna existente no mercado. Esse nome deve-se ao fato de que o sistema tem como base três princípios básicos: a maximização do serviço, qualidade certificada e responsabilidade técnica”, esclarece Mauro Quintão, diretor Executivo da Maxicronos.

A técnica foi elaborada através de pesquisa com médicos, administradores hospitalares, hotelaria, lavanderia, almoxarifado e auxiliares de limpeza que apontaram quais eram os grandes desafios do setor que busca elevado custo/beneficio. “Além de escutar os profissionais envolvidos no processo, foi necessário trabalhar minuciosamente a forma jurídica operacional para que ele não nascesse inviável em termos de contratações dentro das leis de responsabilidades fiscais e boas práticas comerciais. Fator que só é possível com uma equipe multidisciplinar capaz de analisar todos os pontos necessários para um trabalho completo, ou seja, maximizado”, completa Quintão.

O novo sistema já foi implantado em alguns hospitais do Espírito Santo e ganha força já que apresenta uma forma diferenciada de trabalho, que busca excelência e qualificação. Quintão explica que não há como pensar em higienização de maneira isolada e que é necessário integrar todos os departamentos e setores, utilizar materiais adequados, possuir profissionais capacitados além de trabalhar a cultura da organização de maneira que todos possam entender os processos amplamente.

“Em qualquer setor, não há economia onde impera o retrabalho, e na saúde, esse quadro não é diferente. Investir em assessoria completa, materiais de qualidade e em serviços especializados é a melhor forma de se obter o melhor custo final. Limpar sem eficácia é espalhar sujeira”, conclui o executivo.