Pioneira em diagnóstico de Ultrassonografia no Brasil, a médica Lucy Kerr* é a responsável em oferecer o mais preciso exame para avaliação de Câncer e Doenças Hepáticas. Ela é a única a possuir na América Latina o equipamento Acuson-Siemens 2000 com elastografia virtual ARFI – (Acoustic Radiation Force Impulse), com ele realiza a Elastografia Transitória com Toque Virtual (VTE) que evita o falso-negativo, tão comum na Ultrassonografia. “Os exames rotineiros de diagnóstico de imagem para mamas falham em dois aspectos, Deixam de detectar um câncer existente, o que chamamos de falso-negativo e também diagnostica um câncer não-existente, o chamado falso-positivo. Com esta nova técnica onde se utiliza um impulso acústico virtual que se irradia para os tecidos, via sonda colocada sobre a pele do local examinado, é possível detectar as propriedades do tecido e se há ou não alterações e de qual periculosidade, detectando até pequenos tumores”.
O câncer de mama é o 2º mais comum da mulher, sendo ultrapassado apenas pelo câncer de pele em incidência, mas é muito mais grave, por isso é imprescindível que haja métodos eficazes no seu diagnóstico precoce. Da mesma forma, segundo a médica, as doenças hepáticas podem e devem ser detectadas com mais precisão para que o tratamento seja menos agressivo. “Com o Elastógrafo é possível enxergar toda a massa do rim, o que nenhum outro equipamento consegue. Na análise feita com esse pulso podemos detectar pela quantidade de fibrose hepática se o paciente é portador de hepatite C, se evoluiu para Cirrose Hepática e que tipo de tratamento deve ser feito a partir desse diagnóstico bem mais preciso do que qualquer outro disponível atualmente”, avisa. www.lucykerr.com.br
*Dra Lucy Kerr é formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduou-se em Ultrassonografia Diagnóstica pela Wake Forest University, como bolsista do CNPq e completou seus estudos na Thomas Jefferson University, ambas nos EUA. É especialista em Ultrassom por quatro entidades nacionais (SUSEM-Sociedade Brasileira de Ultrassom em Medicina e Biologia, CBR-Colégio Brasileiro de Radiologia, AMB-Associação Médica Brasileira e SBUS- Sociedade Brasileira de Ultrassonografia) – além de duas internacionais (ARDMS – American Registry of Diagnostic Medical Sonographers e FISUSAL- Federação Internacional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina). É a Presidente-Fundadora da SBUS e Diretora Executiva Fundadora da FISUSAL. Atualmente é diretora da Sonimage- diagnóstico médico por Ultrassom e mantém um curso de ensino à distância aprovado pela AMB e veiculado pela internet com mais de 1100 horas aulas gravadas. A médica é diretora do Instituto Kerr uma ONG de Ensino, Pesquisa e atendimento popular.