O chefe do Setor de Hemodinâmica do Hospital TotalCor, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, Hélio Roque Figueira, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O cargo será exercido no biênio 2014-2015, com posse prevista para janeiro próximo.
Desde 1990, o Rio de Janeiro não é representado na presidência da sociedade. Hélio Roque Figueira foi eleito com cerca de 40% dos votos válidos. O processo eleitoral da SBHCI foi realizado através de votação eletrônica (via web), entre todos os associados do país, com fiscalização e aval da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Entre as metas do próximo presidente, destacam-se: fomentar o debate científico por meio da realização de congressos, simpósios, jornadas e cursos; incrementar campanhas educativas, como Coração Alerta – que visa reduzir a mortalidade por infarto agudo do miocárdio – e Jovens Corações – sobre a estenose aórtica e seu tratamento através do implante percutâneo.
“Também pretendemos incentivar a utilização dos stents farmacológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Pois, apesar de essa tecnologia já estar disponível há mais de 13 anos, até hoje, os pacientes do SUS não têm acesso a ela”, enfatiza o presidente eleito.
Hélio Roque é membro fundador da Sociedade Latino-americana de Cardiologia Intervencionista (Solaci); já foi diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj); presidente da Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio de Janeiro (Sohcierj); diretor financeiro da SBHCI; e presidente do congresso da Solaci, entre outras funções acadêmicas.
“Estou ciente da grande responsabilidade desse novo cargo, mas aceitei o desafio em função do apoio de inúmeros colegas de vários estados da federação”, finaliza.