A cada mês, 600 mil pessoas morrem em decorrência do câncer em todo o mundo. “Muitos desses óbitos poderiam ser evitados com maiores investimentos em prevenção e detecção precoce”, destaca o oncologista Marcos França, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro). Para marcar a passagem do Dia Mundial da Saúde, França e colegas voluntários dedicarão a manhã do próximo sábado (06.04) ao rastreamento da doença.

O mutirão de exame clínico gratuito de mamas acontecerá em Taguatinga. “Realizaremos a avaliação e encaminharemos mulheres que apresentem eventuais alterações para realização de mamografia, graças ao apoio da Clínica Diagnóstico”, esclarece o oncologista. A capacidade de atendimento será de 150 mulheres. Para garantir o adequado fluxo, serão distribuídas senhas na véspera (sexta-feira – 05.04), a partir das 8h da manhã.

O câncer de mama é um dos mais temido pelas mulheres, devido à sua incidência e aos efeitos psicossociais, que costumam afetar severamente a autoimagem e a autoestima da paciente. Este tipo de tumor é a principal causa de morte de mulheres com câncer no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2013 é de 53 mil casos novos. “A boa notícia é que, quando diagnosticado em estágio inicial, a doença tem até 1005 de chances de cura”, conclui Dr. Marcos França.

SERVIÇO

Mutirão de Exame Clínico de Mama

Público: Comunidade

Data: 06 de abril – sábado

Hora: 8h às 13h

Local: QNC 11 Lote 07 – Taguatinga Norte (próximo ao Hospital Anchieta)

Senhas: Devem ser retiradas no local, em 05.04 – sexta-feira, das 8h às 18h