Após longo processo de elaboração e aperfeiçoamento de acordo com as necessidades de clientes, o Chromaster Ultra RS (UHPLC – Ultra High Performance Liquid Chromatography) chega ao Brasil com o objetivo de potencializar os trabalhos de usuários de cromatografia líquida em laboratórios de empresas do segmento farmacêutico. O lançamento, realizado com exclusividade pela Merck Millipore, aconteceu nos dias 4 e 5 de julho em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Desenvolvido pela Hitachi – empresa japonesa representada pela Merck desde 1986 – o Chromaster Ultra RS foi apresentado mundialmente durante o HPLC 2013, em junho, em Amsterdam. O processo de elaboração do modelo durou aproximadamente sete anos. “Esse período foi fundamental para trabalhar cuidadosamente a demanda dos usuários e transformar esse modelo em referência absoluta na rotina analítica dos laboratórios mais exigentes”, revela Daniel Teixeira, Field Marketing Manager da Merck Millipore.
O novo Chromaster tem como principal foco o desenvolvimento em separação e detecção. Outros benefícios são redução na variação de sistemas, alta estabilidade de fluxo, facilidade de uso e durabilidade, alta resolução e sensibilidade, fornecendo condições adequadas para o aumento na produtividade . “A velocidade também é importante, mas não se pode apostar somente nisso. O conjunto desses benefícios é que diminui o tempo gasto com os procedimentos no laboratório”, explica o inglês Peter Bridge, especialista em cromatografia da VWR e palestrante do evento.
Centro Tecnológico Latino-Americano (LATC)
Além do conhecimento teórico, o evento de lançamento do modelo – que contou com a presença de aproximadamente 50 clientes convidados (22 em SP e 28 no RJ) possibilitou aos participantes o contato prático com o modelo por meio de visitas monitoradas aos laboratórios da Merck.
“A Merck oferece prestação de serviços tais como desenvolvimento, otimização e validação de métodos, purificação de compostos e serviços de treinamento no nosso laboratório. O diferencial da empresa é a humanização no contato com o cliente. A Merck realiza todas as etapas em contato direto com o cliente. O processo só evolui com o aval do contratante”, explica Alexandre Rosolia, especialista técnico em cromatografia.
A relação de proximidade com o cliente se deve, de acordo com Rosolia, ao modo de trabalho da Merck Millipore: desafio analítico do cliente, estudo e elaboração da proposta, apresentação de cromatograma, verificação conjunta de como atingir metas estabelecidas, aprovação do cliente e entrega do relatório com faturamento.
Cromatografia líquida
A Merck Millipore produz solventes grau HPLC e UHPLC, água ultrapura tipo Milli-Q, filtros Millex, sistemas de filtração completos para fase móvel, colunas para HPLC e UHPLC e sais para preparo de soluções-tampão para utilização com a técnica de cromatografia líquida.