Neste domingo (02/09), das 10h às 16h, palestras, feira de acessibilidade e apresentações artísticas e culturais marcam o lançamento da AMAVC

Neste fim de semana, a Associação Mineira do AVC (AMAVC) será apresentada à população por meio de evento gratuito no Ramada Airport Hotel, em Lagoa Santa. A iniciativa, da empresária Sandra Issida e do coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital Vera Cruz, Dr. Gustavo Daher, tem por objetivo unir forças para reduzir os altos índices de mortalidade e de incapacidade funcional adquirida por acidente vascular cerebral – que é a principal causa de mortes no Brasil, com 100 mil vítimas todos os anos – através da informação e campanhas de esclarecimentos. Também visa propor políticas de prevenção, discutir novas propostas de reabilitação e tratamentos e servir como suporte aos afetados – pacientes, familiares e amigos.

“Vamos conscientizar a população de maneira objetiva sobre o que é o AVC, quais as formas de prevenção, fatores de riscos, como identificar os sintomas e acionar o transporte de urgência através do SAMU e do Corpo de Bombeiros”, reforça a presidente da AMAVC, Sandra Issida, que é formada em marketing. “O trabalho será feito em parceria com o Governo do Estado e Municípios, planos de saúde, indústrias farmacêuticas, para implantação de campanhas de conscientização em escolas, unidades de pronto atendimento, clínicas, empresas, entre outros”, acrescenta.

A Sandra é esposa de um paciente que teve AVC aos 44 anos, o que lhe causou sequela neurológica importante. Ela sofreu dificuldades por não encontrar assistência adequada ao AVC e, ao saber que não havia uma representação da população, liderou esse projeto e convidou o médico neurologista Gustavo Daher para ser o diretor técnico.

“A AMAVC é uma grande conquista, pois, até então, essa era uma luta quase que exclusivamente da classe médica. E nós já sonhávamos há muito tempo em ter uma sociedade organizada na luta contra o AVC, mas faltavam pessoas engajadas para assumir essa responsabilidade”, conta Daher.

O evento de inauguração é gratuito e contará com palestras de especialistas no assunto, entre fonoaudiólogos, fisioterapeutas e neurologistas. Também haverá a apresentação do projeto Calçada Cidadã e do Crepúsculo Cia. de Dança, grupo artístico inclusivo que tem como referencial a pesquisa em arte contemporânea. Paralelamente, será realizada a Feira de Produtos para Acessibilidade.

AVC em números

Segundo dados da Organização Mundial de AVC, a cada seis segundos, independentemente da idade, sexo, cor ou condição social, alguém em algum lugar do globo morre da doença. De acordo com estatísticas do Data SUS, foram mais de 10 mil mortes no estado em 2011. No Brasil é a principal causa de incapacidade funcional adquirida. Cerca de 70% das pessoas que têm o AVC não voltam a trabalhar, sendo o maior responsável por aposentadoria precoce. Esses números representam um impacto social e econômico brutal.

Serviço – Lançamento AMAVC

Data: dia 2 de setembro

Horário: das 10h às 16h

Local: Ramada Airport Hotel – Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, 2049, Lagoa Santa – MG

ENTRADA GRATUITA

Contato:

Sandra Issida – (31) 8625-3998

www.amavc.com.br