A prática da musculação, ainda hoje, é vista por muitos como apenas fisiculturismo ou halterofilismo. O livro Musculação em todas as idades, da Editora Manole, derruba mitos sobre esse tipo de exercício e mostra seus benefícios para a saúde. Com uma linguagem acessível para a população, a obra tem como objetivo, informar sobre o que esperar da musculação, com orientações sobre como praticá-la com segurança, mesmo para pessoas com mais idade, com doenças sistêmicas ou do aparelho locomotor.

José Maria Santarem, autor, médico fisiatra, reumatologista, doutor em medicina pela USP e uma das maiores autoridades em musculação no Brasil conta que a obra esclarece muitas dúvidas: a musculação pode deformar o corpo feminino? Pode determinar o aparecimento de varizes ou diminuir a flexibilidade? Outros equívocos como “musculação não reduz gordura corporal” ou “musculação é contraindicada para cardiopatas” também são desmistificados e orientados.

Segundo o autor, todos nós precisamos de atividade física para que o nosso organismo funcione da melhor maneira e como uma das formas de prevenção das doenças crônicas que são fatores de risco para doença cardiovascular: diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade. “Por outro lado, cada vez mais prevalentes, essas e outras doenças crônicas podem afastar as pessoas dos esportes e das atividades habituais de academia, mas não são impeditivas da prática de exercícios adaptados como a musculação adequada às condições de saúde” afirma José Maria Santarem.

O especialista conta que a musculação pode ser utilizada por pessoas muito debilitadas porque pode ser mais suave do que caminhar, para aqueles que tem dores nas articulações ou falta de ar. “Essas pessoas geralmente conseguem praticar musculação confortavelmente, já que é um exercício controlado em todos os seus aspectos: peso, frequência, intensidade e outros. Muitas delas, com a melhora da aptidão física conseguida pela musculação, conseguem posteriormente praticar exercícios aeróbicos” conclui Santarem.

Já para os profissionais da área como educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, e interessados em atualização sobre o tema, o livro possui muitas referências bibliográficas que permitem o aprofundamento no assunto além de tratar sobre aspectos técnicos e exercícios. Conceitos errados sobre musculação são esclarecidos com bases em evidências e os modismos da atividade física são analisados criticamente, mas sem preconceitos.

Sobre o autor:

Praticante de exercícios com pesos desde a adolescência, José Maria Santarem participou ativamente da direção das federações paulista e brasileira de musculação, coordenando a área de arbitragem e promovendo cursos técnicos em todo o país. De 1996 a 2.007 coordenou um centro de estudos ligado a Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP onde a musculação foi estudada nas suas aplicações para pessoas com doenças e debilitadas. Atualmente dirige o Instituto Biodelta, instituição dedicada às aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido. Os cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição com parcerias universitárias desde 1996 já formaram mais de 4.000 profissionais e têm foco em musculação terapêutica e musculação adaptada para doenças, lesões e debilidades.