O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE) leva suas experiências para o XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2012, que acontece de 19 a 23 de novembro, em Curitiba-PR. Promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), o evento reúne profissionais, acadêmicos, empresas, universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para debater as principais tendências, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à área de Informática em Saúde no Brasil e no mundo.
O grande atrativo do CBIS é sua ampla programação técnica e científica que inclui palestras, conferências, tutoriais, workshops, fóruns, exibição e apresentação de painéis e trabalhos em sessões orais e pôsteres, finalistas do Prêmio CBIS 2012, além de uma grande área com exposição de empresas e soluções do setor. Um dos principais objetivos é disseminar resultados originais de pesquisas realizadas ou em desenvolvimento e apresentar relatos de experiências.
A professora Magdala de Araújo Novaes, vice-presidente da SBIS (2011-2012) e coordenadora do NUTES-UFPE, destaca a importância do CBIS para a discussão das políticas nacionais de informação e Informática em Saúde, a construção da estratégia brasileira de saúde eletrônica – com ênfase na construção do registro nacional de saúde do paciente – o desafio da integração dos sistemas de informação e a expansão das práticas de telessaúde. Além de compor a Comissão Científica do evento e coordenar a apresentação de trabalhos e painéis, Magdala Novaes estará à frente de dois tutoriais no evento: “Tecnologias para Sistemas de Telessaúde” e “Como Implantar um Serviço de Telessaúde”.
Durante o CBIS 2012, a equipe do NUTES e do grupo de pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) da UFPE irá apresentar dois trabalhos resultantes dos projetos DiagVIDA e Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES): “Solução Open Source para PACS: Relato da Implantação no Hospital das Clínicas da UFPE” e “Uma Proposta de Arquitetura para uma Plataforma de Serviços de Telessaúde”. Para a equipe do NUTES, a participação no evento é uma oportunidade de troca de conhecimentos, formação profissional e em pesquisa.