Aconteceu na última sexta-feira (13), no Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE), a cerimônia para assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre os Núcleos de Telessaúde da UFPE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NUTES-UNIVASF), da Universidade de Pernambuco (NUTES-UPE) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES PE). A solenidade serviu para formalizar parcerias que já vêm sendo desenvolvidas através de ações e atividades no âmbito da e-Saúde e da telessaúde, com ênfase nas áreas de teleassistência e tele-educação.
Estiveram presentes para assinatura do documento o Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro de Freitas Dourado; o Reitor da UNIVASF, Julianeli Tolentino de Lima; o Reitor em exercício da UPE, Rivaldo Mendes de Albuquerque e a Diretora de Ciência e Tecnologia da SES PE, Denise Maia, representando o Secretário de Saúde do Estado.
Durante a cerimônia, a coordenadora do NUTES-UFPE, Magdala de Araújo Novaes, apresentou algumas das ações resultantes da parceria entre as instituições presentes, como os programas Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco – RedeNUTES/Telessaúde Brasil Redes, Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Universidade Aberta do SUS (UnaSUS) e Hemorrede Virtual (Rhemo). Magdala Novaes comentou os desafios enfrentados no desenvolvimento da telessaúde no país e no estado de Pernambuco e falou das expectativas para projetos futuros.
A solenidade foi transmitida por videoconferência e contou com a presença remota da Coordenadora do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Tamara Guedes, representando o Secretario de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mozart Sales. Tamara agradeceu e parabenizou as instituições pela parceria firmada. “Não é à toa que Pernambuco esteja numa situação tão avançada! Vocês conseguem dialogar e constituir projetos dentro da estrutura do próprio estado. Nós não conseguiríamos não fosse o empenho de parceiros tão comprometidos com o SUS e com o desempenho acadêmico, fazendo com que essas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação estejam realmente a serviço e à disposição das necessidades do nosso país”, disse Tamara.
Cooperação – O acordo entre as instituições prevê a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e extensão universitária na área de tecnologias da informação em saúde, além da troca de experiências e promoção de cursos, seminários e eventos, bem como o fortalecimento da interiorização das universidades visando ampliar o campo de estágio para formação e aprimoramento profissional em saúde.