O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas, o dobro de três décadas atrás.
Quando pensamos no mês de outubro, pensamos em criança, mas não são apenas os pequenos que devem ser lembrados nessa época, no dia 23 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade, doença considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia global.
Todos os anos, o excesso de peso faz milhares de vítimas. Fato resultante de hábitos alimentares totalmente equivocados, já que a correria diária, facilidades da vida moderna com comidas prontas e congeladas, além dos fast foods, que são encontrados em toda parte, induzem ao consumo incorreto.
Segundo Kátia Rodrigues Giraldo, nutricionista do Hospital Sepaco, o número de crianças obesas também é assustador, e a obesidade que era antes restrita aos adultos também já chegou ao universo infantil. “É preciso que a população tenha conhecimento dos riscos e que se conscientize da importância de alimentar-se de forma saudável e tenha a prática de algum tipo de exercício físico regularmente”, explica.
A obesidade é uma doença crônica provocada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal nas pessoas por hereditariedade ou disfunções endócrinas. “Esta é uma doença que necessita ser controlada para evitar o surgimento de outras mais graves, tais como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão”, comenta.
As dicas da nutricionista são: alimentar-se moderadamente, com intervalos de 3h em 3h, e selecionar com consciência o que colocar no prato; evitar frituras, pois esses alimentos possuem alto teor de gordura; fazer atividades físicas. Ao optar por seguir dicas de uma alimentação saudável, você com certeza evitará fazer parte desta estatística mundial.