A nova diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras toma posse nesta sexta-feira, 25 de janeiro, no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis. Reunindo especialistas em cirurgia plástica, pediatria, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, entre outras formações, a SBQ será presidida no biênio 2013-2014 pela pediatra Maria Cristina Serra, do Rio de Janeiro, que vem se destacando internacionalmente pela defesa da “normatização” no atendimento aos queimados. No Brasil, em média, um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras a cada ano.

“Apesar dos avanços tecnológicos, os resultados do tratamento para queimaduras graves, sejam elas provocadas por chamas, eletricidade ou produtos químicos, continuam muito limitados, o que só reforça a necessidade de capacitação do primeiro atendimento oferecido aos pacientes”, explica a dra. Maria Cristina. “Quanto mais correto for o diagnóstico, com um profissional capaz de avaliar a gravidade da lesão, com um encaminhamento pertinente, com um trabalho em grupo, já que até mesmo a forma como o paciente é posicionado na cama pode influenciar o destino do tratamento, maiores as chances de recuperação”, completa.

A nova diretoria da SBQ, eleita em outubro de 2012 durante o VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, é formada por Maria Cristina Serra na presidência, Leonardo Rodrigues da Cunha como vice-presidente, Telma Rocha como 1a Secretária, Rutiene Rocha de Mesquita como 2a Secretária, Luís Guilherme Guedes de Araújo como 1º Tesoureiro, Juliano Tibola como 2º Tesoureiro, Wandir Antonio Schiozer como Diretor Científico, e Maurício Pereima como Editor da Revista Brasileira de Queimaduras.

No próximo biênio, além de dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados na gestão do cirurgião plástico Dilmar Leonardi, a entidade vai reforçar sua atuação em termos de “união e educação”. Com isso, os novos diretores da SBQ esperam colaborar para uma maior integração entre a SBQ, suas Regionais, demais associações de especialistas e as instituições internacionais que se dedicam às queimaduras; e também apostar no crescimento e na visibilidade da entidade a partir de ações voltadas à educação, com cursos avançados, cursos de pós-graduação, estímulo às pesquisas e formação de novos instrutores para o Curso de Normatização do Atendimento (CNNAQ).