O Rio de Janeiro ganha um centro médico de excelência em um dos bairros que mais se desenvolvem na cidade: o Hospital Unimed-Rio, na Barra da Tijuca. Primeiro hospital da operadora de saúde, o empreendimento está voltado a procedimentos de alta e média complexidade e foi concebido para ser um centro nacional de referência médica, inclusive com a criação de um Instituto de Ensino e Pesquisa. A unidade possui 219 leitos e 11 salas cirúrgicas, além de uma maternidade e um centro de transplante de medula óssea. A unidade inicia seus atendimentos em janeiro de 2013 com 30% de sua capacidade máxima, e atingirá sua plena operação até o fim de 2013.

Com sua atuação focada em casos de maior complexidade, o hospital não possui emergência aberta, demanda coberta pelos prontos atendimentos da Unimed-Rio (na Barra e em Copacabana). Localizado na Avenida Ayrton Senna, em ponto estratégico, o empreendimento ocupa 30 mil m² quadrados de área construída e atende especialidades como cardiologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, hemodinâmica, cirurgia ortopédica, de coluna, bariátrica, entre outras, sempre prezando pela eficiência, resolubilidade e a oferta de uma medicina de alta qualidade.

Para a composição do corpo médico (plantonistas, rotinas e coordenadores das Unidades Intensivas e de Internação), foram convidados profissionais experientes e de alto nível, preparados para atender a demanda de pacientes por serviços de alta complexidade nas mais diversas áreas. A unidade ainda possui um avançado parque de imagens. Os equipamentos de tomografia e ressonância escolhidos têm grande definição e softwares que os tornam rápidos e eficientes. Para o paciente, uma vantagem é a redução no uso de contrastes em alguns procedimentos, já que a qualidade das imagens é maior, dando mais segurança ao médico no diagnóstico.

Com uma gestão preocupada com a eficiência e a sustentabilidade do negócio, o Hospital Unimed-Rio se prepara para utilizar o prontuário eletrônico. Toda a operação acontecerá com mínimo uso de papel, num sistema integrado com as demais unidades da rede da Unimed-Rio (PAs Barra e Copacabana, além do Espaço Para Viver Melhor – EPVM). O conceito de unidades integradas sob um prontuário eletrônico único é pioneiro no estado do Rio.

O empreendimento também foi construído segundo os critérios do selo internacional LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), privilegiando materiais reciclados e de origem certificada, equipamentos de alta eficiência energética e baixo consumo de água. Também será implantada a “operação verde”, com menor impacto ambiental possível, adotando processos e materiais conforme a norma de operação de edifícios verdes.

Ensino e pesquisa

O Hospital Unimed-Rio foi planejado para ser referência em inovação, ensino e pesquisa no estado do Rio de Janeiro. A unidade contará com um instituto em funcionamento a partir de março de 2013, que terá o apoio do Instituto de Biofísica da UFRJ para a realização de pesquisas na área de terapia celular. A unidade também pretende se aliar a outras entidades nacionais para o desenvolvimento de pesquisas de iniciativa do investigador e ainda desenvolver estudos patrocinados com recursos estrangeiros.