Eles são jovens, muitas vezes ainda adolescentes. Os portadores de ceratocone – doença que afeta homens e mulheres na mesma proporção e, na maioria dos casos, ambos os olhos – costumam procurar o oftalmologista quando sintomas já estão instalados. Vista embaçada e dificuldades de enxergar são as principais queixas. Nessa etapa, até desenvolver tarefas simples – como assistir TV e ler um livro – pode ser impraticável.
“Trata-se de uma deformação da córnea, com incidência elevada que conduz em casos extremos à importante perda visual”, destaca Dr. Edmar Cordeiro, do Hospital Oftalmológico Pacini. Embora existam alternativas com certo grau de resolutividade, o uso desta nova tecnologia “femtosecond laser” possibilita melhor condução para estas desordens tão danosas e anteriormente pouco exploradas pelos oftalmologistas. Ele oferece alto nível de precisão devido aos pulsos extremamente pequenos (em torno de 100 bilhões de vezes inferiores a um segundo) e utiliza baixa energia.
Segundo Dr. Edmar, a nova tecnologia tornou o procedimento cirúrgico mais confortável, ágil e seguro, possibilitando ao paciente uma cicatrização diferenciada: “Tudo é monitorado por computador e oferece ao cirurgião menor tempo para a confecção do túnel no qual é inserido o anel corneano – o resultado deixa a estrutura alterada promovendo uma melhor correção da zona óptica”.
Os primeiro sinais de melhora são observados após um mês da operação. Depois de 90 dias, a expectativa é de que a visão experimente melhora. “O importante é seguir a orientação médica para que a rotina seja retomada o quanto antes”, destaca o oftalmologista.
Mesmo com todos os benefícios que a tecnologia oferece, seu uso em larga escala ainda está longe de ser realidade no País, devido ao alto custo. Contudo, o maior problema relacionado à doença ainda é a demora no diagnóstico. Quando em fase inicial, a avaliação clínica pode não detectar a alteração. Para diagnosticá-la é recomendada a realização anual da Topografia Corneana, exame que analisa a curvatura corneana em todos os quadrantes e permite a percepção de detalhes da córnea – o teste é rápido e indolor.