A farmacêutica Novartis, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico (CNPq), realizou nessa terça-feira, dia 5, o Fórum de Inovação, na sede do CNPq, em Brasilia.

Na cerimônia de abertura, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o Diretor das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Humanas e Socias do CNPq, Guilherme Melo e o Presidente da Novartis no Brasil, Adib Jacob destacaram a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento da Saúde no país.

Durante o evento, mais de 200 profissionais da área médica envolvidos com pesquisa clínica, desenvolvimento e inovação no Brasil, além de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas e autoridades governamentais nessa área de atuação estiveram presentes no evento. Foram discutidas novas perspectivas em inovação na saúde, desenvolvimento clinico em oncologia em fase precoce no Brasil, novas opções para doenças negligenciadas, como Chagas e Malária, e capacitação de centros de excelência em pesquisa clinica.

Novas opções para doenças negligenciadas

As doenças negligencidas e os avanços das pesquisas nessa área tiveram grande espaço na agenda do Fórum de Inovação. O Presidente do Instituto Novartis para Doenças Tropicais, Professor Paul Herring e o Diretor Global de Desenvolvimento da Novartis, Patrice Machaba apresentaram os estudos realizados e as novidades moleculares para o tratamento de Malária.

No caso de Chagas, os palestrantes Dr. Paulo Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ e Fernando Bacal, Professor Livre Docente em Cardiologia pela USP falaram sobre os impacto da doença no Brasil, os avanços do sistema público de saúde para reduzir os números de infestações e a preocupação com a transmissão via oral da doença de Chagas.

Além disso, a importância das parcerias entre os órgaos públicos, instituições acadêmicas e o setor privado foi destacado pelo Dr Buss, “A FIOCRUZ tem a intenção de melhor cada vez mais o tratamento em Chagas e uma parceria com a Novartis, um laboratório farmacêutico interessado em estudar doenças negligenciadas, é essencial.”