Recursos como esse são disponibilizados pela Unimed Vitória por meio de sua unidade exclusivamente dedicada ao tratamento de pacientes com câncer.
Inaugurada no ano passado, a Unimed Oncologia reúne uma gama de profissionais especializados no diagnóstico e no tratamento de doenças oncológicas, além de se preocupar com questões ligadas à nutrição, ao apoio psicológico, entre outros temas.
Uma das novidades diz respeito à possibilidade do paciente optar, dependendo de seu quadro clínico e das especificidades de seu caso, pela quimioterapia oral, que pode ser realizada sem que o paciente precise sair de casa. Segundo o coordenador da unidade, Guilherme Crespo – médico especializado em cirurgia oncológica – o tratamento é realizado por meio de comprimidos capazes de substituir a medicação intravenosa das sessões de quimioterapia convencionais. “Hoje existe a chance de tratamento oral para quase todos os tipos de câncer. É claro que cada paciente é analisado em suas especificidades, e esse é um dos nossos diferenciais. Temos um corpo de especialistas capazes de avaliar o paciente como um todo e de indicar o melhor tratamento para seu caso, buscando aliar alta tecnologia, eficácia, conforto e qualidade de vida”, ressalta.
Crespo afirma que alguns medicamentos orais, ao contrário do que se possa imaginar no senso comum, são até mais eficazes do que suas versões administradas por via venosa. “A quimioterapia oral é oferecida sem custo adicional ao usuário, mesmo ainda não fazendo parte do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é a lista obrigatória de procedimentos e tratamentos que devem ser cobertos pelos planos de saúde no País”, diz.
Engana-se também quem pensa que cirurgias oncológicas são sempre agressivas, invasivas e difíceis. Especialista no assunto, o coordenador da Unimed Oncologia, Guilherme Crespo, ressalta que já é possível combater tumores com cirurgias minimamente invasivas.
“Em alguns casos, você pode aplicar o remédio diretamente no tumor, por meio de um catéter, garantindo a morte das células cancerígenas. Há ainda cirurgias feitas por meio de videolaparoscopia, minimamente invasivas, para retirar pequenos tumores. Ou até uma técnica que usa uma espécie de ‘agulha’ durante a realização de uma tomografia para aplicar a medicação capaz de matar o tumor”, explica.
Ao consultar um cirurgião oncológico, especialidade disponibilizada na Unimed Oncologia, o paciente fica por dentro das alternativas possíveis.
Além de garantir tecnologia de ponta, o tratamento oferecido pela Unimed Oncologia leva em conta aspectos nutricionais, emocionais e psicológicos, tão fundamentais para vencer a doença. No mês de março, a unidade inaugura o projeto de terapia ocupacional, destinado a seus pacientes, com oficinas práticas e grupos de discussão sobre questões que envolvem a doença.
As oficinas serão realizadas na área de fotografia, dança e expressão corporal, mas haverá ainda terapia de grupo e acompanhamento nutricional com aulas práticas de culinária com foco em receitas e alimentos capazes de auxiliar no combate ao câncer.