“O que há de novo em Ecocardiografia”. Esse será o tema de um encontro promovido pela Regional Araçatuba da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – no dia 13 de julho. O evento é voltado para cardiologistas e os interessados podem se inscrever pelos telefones (11) 3179-0039 / 49 ou pelo site www.socesp.org.br.
O Ecocardiograma transtorácico é um ultrassom que permite fazer uma análise da anatomia e funcionamento do coração. É utilizado no diagnóstico, na avaliação de gravidade e no planejamento terapêutico de praticamente todas as doenças cardiovasculares.
O exame é muito seguro e dura uma hora em média, não havendo necessidade de internação hospitalar. “Não existem contraindicações para realização do método, sendo um exame seguro e com grande sensibilidade diagnóstica quando realizado por um operador competente”, explica a presidente da Regional da SOCESP, Helena Cordeiro Barroso.
Ela acrescenta que Araçatuba dispõe do exame de Ecocardiograma Uni e Bidimensional com Doppler, com operadores de excelente formação profissional, o que possibilita a avaliação com acurácia de sopros cardíacos, infarto do miocárdio e do coração de pacientes portadores de hipertensão arterial e arritmia cardíaca.
O exame não é invasivo e poder ser realizado em gestantes e pacientes graves, dentro da própria unidade de terapia intensiva. “O Ecocardiograma está cada vez mais sofisticado e, além de ser feito através do tórax, pode ser feito atualmente pelo esôfago e com exercício e infusão de medicamentos associados. Vamos abordar todas essas questões no nosso encontro, para sanar o máximo de dúvidas possíveis dos participantes”, conclui Helena.
SERVIÇO:
SOCESP Araçatuba | O que há de novo em Ecocardiografia
Data: 13 de junho de 2012
Horário: 20h00
Local: Mariá Plaza Hotel
Endereço: Rua Anhanguera, 3909 – Araçatuba
Inscrições: www.socesp.org.br
Informações: 3179-0039 / 0049