O câncer tem cura?

Dr. Israel: Diante do diagnóstico de câncer muitas dúvidas surgem em relação as possibilidades de cura. Sabemos que o câncer constitui um grupo extenso de doenças que apresentam comportamentos diferentes entre si. Nesse sentido, não é possível generalizar o câncer como uma doença incurável. A probabilidade de cura depende basicamente do tipo de câncer, da localização de origem e do estágio em que ele se encontra quando é diagnosticado.

Quais os tipos de câncer mais curáveis?

Dr. Israel: Alguns tumores malignos como os linfomas, tumores germinativos (testículo e ovário) e tumores da placenta, têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Quanto mais precoce for diagnosticado o câncer, maiores as possibilidades de sucesso com o tratamento instituído. Diversos tipos de tumores são passíveis de cura se detectados em fases iniciais: mama, próstata, intestino (colorretal), colo uterino, etc…

E em caso de diagnóstico tardio?

Dr. Israel: O diagnóstico tardio, em fases avançadas, diminui significativamente a chance de tratamento curativo e aumenta o risco de complicações. A evolução de novas técnicas de diagnóstico e tratamento, além do maior conhecimento molecular dos tumores, tem permitido grandes avanços no tratamento curativo e prevenção da doença. Estima-se que nos países desenvolvidos, nos dias atuais, mais de 50% dos casos de alguns tipos de câncer são curados.

Serviço:

Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h

Telefone: 31 3299 1300

Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto

Belo Horizonte – MG

www.oncomedbh.com.br