Há mais de 15 anos realizando cirurgias em hemofílicos com problemas ortopédicos e acompanhando a evolução desses pacientes, o médico ortopedista Luciano Pacheco, e o fisioterapeuta Alvaro Wolff, ambos parte da equipe de profissionais do Hospital Marcelino Champagnat, decidiram compartilhar a experiência com seus colegas de profissão por meio do livro Ortopedia e Fisioterapia em Hemofilia. O lançamento do livro em Curitiba acontece na terça-feira (23), das 19h às 22h, na Associação Médica do Paraná.
“Não existia na literatura nacional nenhum livro que abordasse o tratamento a pacientes hemofílicos com problemas ortopédicos. Todas as publicações sempre foram estrangeiras. Com base na nossa experiência desde o ano 2000 no Ambulatório para Hemofílicos com Problemas Ortopédicos do Hospital das Clínicas de Curitiba, escrevemos e organizamos o livro”, explica Pacheco.
Em maio, durante o Congresso de Hemofilia em São Paulo, Pacheco e Wolff realizaram a primeira sessão de autógrafos do livro para hematologistas e fisioterapeutas de todo o Brasil presentes no evento. Foram distribuídos cerca de 90 exemplares.
O prestígio dos autores é comprovado pela maior autoridade em hemofilia do mundo, o diretor do Centro de Hemofilia de Oxford, Paul Giangrande, autor do prefácio do livro. Publicado pela Editora Manole, o livro está a venda pelo site www.manole.com.br.
A hemofilia é uma doença genética e hereditária que se manifesta majoritariamente no sexo masculino e caracteriza-se pela dificuldade no mecanismo de coagulação sanguínea. A maioria dos sangramentos ocorre de forma espontânea dentro dos músculos ou das articulações e é responsável por sequelas que afetam a mobilidade dos membros atingidos. Por este motivo, é comum a necessidade de intervenções cirúrgicas para corrigir problemas ortopédicos decorrentes destas hemorragias frequentes.