As Obras Sociais Irmã Dulce, uma das maiores entidades filantrópicas em atendimento a saúde, assistência social e educação do Brasil, localizada em Salvador, apostam na chamada “Cão terapia” para auxiliar no tratamento de seus pacientes. O projeto tem como objetivo mediar a visita de cães para promover o bem-estar e ajudar na recuperação dos doentes, reduzindo, consequentemente, o tempo de permanência nos hospitais da entidade.
A Cão terapia é uma prática disseminada em Salvador pela assistente social Valquíria Gomes e por Márcia Conrado, médica nefrologista das Obras Sociais Irmã Dulce e dona do cão terapeuta chamado Rogério Ceni. Nas Obras Sociais Irmã Dulce, o cão terapeuta faz visitas aos núcleos de saúde sempre acompanhado pelas profissionais idealizadoras do projeto.
“A ideia é trabalhar com a humanização do ambiente e dos serviços hospitalares. Os animais de estimação são afetivos e a presença e o contato com eles aproximam as pessoas, aceleram os resultados do tratamento, reduzem o estresse dos pacientes e melhoram a convivência”, observa Márcia.
Entre as unidades visitadas pelo animal está o Hospital da Criança, localizado no complexo de saúde da entidade. “Ele tem apego especial pelas crianças e, quando chega, promove alegria e bem-estar entre os pequenos”, comenta a médica. “Com as crianças os resultados são bem perceptíveis. Elas brincam, ficam mais relaxadas e passam a aceitar com mais facilidade medicamentos que antes tinham resistência em tomar. Há casos de redução do tempo de permanência no hospital. A visita do cão terapeuta faz bem e, sem dúvida, ajuda na cura de pacientes de todas as idades”, destaca Valquíria.
Além do Hospital da Criança, a Cão terapia já passou também pelo Ambulatório de Nefrologia das Obras Sociais Irmã Dulce. Já estão previstas visitas a outros núcleos da OSID, a exemplo do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas.
As visitas do cão terapeuta seguem todas as normas de controle de infecção hospitalar. O cachorro precisa estar limpo, com as vacinas em dia, vermifugado, unhas aparadas e com pelos e dentes escovados. O acesso do animal é permitido em enfermarias, ambulatórios e áreas de convivência dos pacientes e funcionários.
Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce
Entidade filantrópica de fins não-econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce são uma espécie de ‘holding social’ formada por 15 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades de saúde pública.
Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, é considerada hoje pelo Ministério da Saúde o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil, responsável pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia. Atualmente, contam com mais de 3.500 profissionais celetistas e quase 400 médicos prestadores de serviço.
Mais informações em São Paulo:
Note! Assessoria de Comunicação
www.notecomunicacao.com.br
Jossiani Braga / Adriane Fonseca / Fernanda Pancheri
(11) 3796-9067