A ONA – Organização Nacional de Acreditação, homologou 16 certificações no mês de julho último. Foram acreditados seis hospitais, cinco serviços ambulatoriais, dois laboratórios, um hemocentro e uma unidade de pronto atendimento e concedido um Selo de Qualificação a um serviço de manipulação. Desse total, seis organizações prestadoras de serviços de saúde conquistaram a acreditação ONA pela primeira vez e dez foram recertificadas.
Entre os destaques estão a UPA Imbiribeira, de Recife, que obteve Nível 3 (Acreditado com Excelência), dois anos após conquistar a acreditação ONA; o Oncocentro de Belo Horizonte, que obteve upgrade para Nível 3 (Acreditado com Excelência); o Samel, de Manaus, segunda organização prestadora de serviço de saúde no Amazonas a obter a acreditação ONA; e o Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, de São Paulo, com atendimento exclusivo pelo SUS.
Além das certificações, a ONA registrou no mesmo período três Diagnósticos Organizacionais – em São Paulo, Mogi das Cruzes (SP) e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
UPA Imbiribeira
Gerida pelo Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), a Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho (UPA Imbiribeira) mostra porque se destaca entre as instituições de saúde do Brasil. Na sua recertificação junto a ONA, esse núcleo de saúde obteve Nível 3, tornando-se a primeira UPA a receber Acreditação com Excelência, repetindo a conquista inédita em 2011, quando foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento certificada pelo SBA/ONA no País.
Oncocentro
Inaugurado em 1999, o Oncocentro tem equipe qualificada nas áreas de oncologia, hematologia, clinica da dor, psico-oncologia, nutrição e oncologia pediátrica. Em 14 anos de atuação, a instituição já atendeu e ajudou a tratar quase 20 mil pacientes.
Referência nacional em tratamentos oncológicos, seus profissionais participam de todas as etapas dos cuidados da saúde do cliente, desde a prevenção, diagnóstico e tratamento, até a reabilitação completa. Os constantes avanços e esforços pela melhoria no atendimento garantiram ao Oncocentro o upgrade para o Nível 3 (Acreditado com Excelência).
Samel
O Samel – Serviço de Assistência Médico Hospitalar Ltda., foi criado em 1981 com o objetivo de prestar serviços médicos, odontológicos, laboratoriais e hospitalares para cidade de Manaus. Com a acreditação ONA recém-conquistada, o hospital é o segundo serviço de saúde com a certificação em todo o estado do Amazonas.
Com instalações modernas, equipamentos de última geração e atendimento 24 horas nos dois Prontos-Socorros (adulto e infantil), o hospital dispõe de UTI e está qualificado para realizar cirurgias cardíacas, transplante de rins e de córnea, hemodiálise, radioterapia e quimioterapia, entre outros procedimentos de média ou alta complexidade.
Hospital Euryclides de Jesus Zerbini
No início de 2010, a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu a direção do Hospital Brigadeiro, posteriormente reinaugurado com o nome de Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini. O objetivo foi tornar a instituição um centro de alta complexidade, difusor de conhecimento, capacitação e formação de recursos humanos.
Em sua nova fase, o hospital público considerado referência no tratamento clínico e cirúrgico de epilepsia e urologia, também oferece atendimento clínico nas áreas de hematologia, clínica geral, pediatria, nefro-urologia e realiza transplantes de órgãos como rim, pâncreas e fígado. Além disso, disponibiliza serviços de apoio e suporte para os centros transplantadores do Estado, em especial exames laboratoriais e anatomopatológicos.
Mais certificações
Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Hospital São Lucas da PUC/RS e a Hemocord Clínica Médica, certificada pela primeira vez, foram qualificados no Nível 1 (Acreditado), mesmo nível obtido pelo Circulo Operário Caxiense – Hospital do Círculo, de Caxias do Sul (Acreditado). No Paraná, o Hospital Vita, de Curitiba, foi certificado com Nível 3 (Acreditado com Excelência).
No estado de São Paulo, o Hospital da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, manteve o Nível 2 (Acreditado Pleno); o Laboratório Ramos de Souza, de Campinas, foi qualificado no Nível 3 (Acreditado com Excelência), enquanto o Oncocenter, de São Paulo, acreditado pela primeira vez, obteve Nível 1 (Acreditado) em sua primeira certificação. A Phyton Fórmulas Magistrais e Oficinais Ltda., na Capital, obteve pela segunda vez o Selo de Qualificação, criado em 2012 para os prestadores de serviços para a saúde.
Em Salvador, Bahia, a Gem Assistência Médica Especializada Ltda., e a Clínica AMO Assistência Multidisciplinar em Oncologia foram certificadas pela primeira vez, ambas em Nível 1 (Acreditado). Nos estados de Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste, a ONCOMED de Cuiabá, foi qualificada como Nível 2 (Acreditado Pleno), enquanto o Laboratório Padrão Ltda., de Goiânia, manteve o Nível 1 (Acreditado).
Diagnósticos Organizacionais
Considerado por muitos como o primeiro passo para a acreditação, o Diagnóstico Organizacional na verdade é uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de avaliação para a certificação. Como atividade de avaliação por meio da aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação/SBA e do Manual Brasileiro de Acreditação específico, ao final do processo, a organização, serviço ou programa recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional, sem fins de certificação, emitida pela Organização Nacional de Acreditação/ONA.
No último mês de julho, foram finalizados oficialmente pelo SBA/ONA, os Diagnósticos Organizacionais da Clínica Paulista de Nefrologia, Diálise e Transplante, na capital paulista e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de Mogi das Cruzes (administrado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Na Baixada Fluminense, município de Duque de Caxias, o ACI Serviços Médicos Ltda., também teve seu Diagnóstico Organizacional finalizado junto ao SBA/ONA. Desde 2013, todos os diagnósticos organizacionais finalizados oficialmente junto à ONA são listados no portal (www.ona.org.br) e permanecem nesta relação por um ano, para consulta dos interessados.