A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) estima que 10 milhões de brasileiros sofrem com algum grau de osteoporose. Dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) apontam que, no mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos tem sinais da doença.
A osteoporose é caracterizada pelo processo de perda da massa óssea e consequente deterioração mecânica do tecido ósseo, levando ao aparecimento de microfraturas e aumentando as chances de fraturas ósseas completas . No país, estima-se que o número de fraturas ultrapasse 120 mil casos por ano. Além disso, um estudo realizado pelo IOF revela que a incidência de fraturas no quadril crescerá 32% até 2050.
O ortopedista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, Dr. Weldson Muniz, explica que independentemente do sexo, o processo de perda óssea inicia-se aos 40 anos de idade. Porém o médico explica que as mulheres são mais propensas ao diagnóstico da doença. “As mulheres estão no grupo de risco da osteoporose, pois após a menopausa a baixa de hormônios acelera a diminuição de cálcio dos ossos”, afirma.
O médico acrescenta que os pacientes diagnosticados com a doença devem ter alguns cuidados. Dentre esses cuidados, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas intensifica a diminuição das reservas de cálcio e, consequentemente, faz com que os ossos fiquem mais fracos” relata.
Fontes de cálcio
A nutricionista Priscila Cseke, do Hospital Santa Luzia, indica o consumo de leite e derivados para a suplementação cálcio. “Os benefícios do leite para a saúde dos ossos são comprovados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de quatro porções da bebida por dia, o que equivale a 800 a 1200 mg de cálcio”.
Além do leite, a especialista recomenda banhos de sol, para obter os níveis adequados de Vitamina D. “Esta é a vitamina responsável pela absorção do cálcio no organismo. Então, é indicado, no mínimo, 30 minutos de sol por dia. É preciso enfatizar que o período mais adequado é pela manhã ou ao fim do dia. A pessoa deve estar de preferência sem protetor solar, para que a vitamina seja absorvida pela pele”.