A dra. Sheila Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, participou hoje, do programa Bom Dia Gazeta, da Rádio Gazeta AM, para alerta aos ouvintes sobre a dor de garganta, um problema que afeta as pessoas, principalmente nestes dias frios.

Durante o bate papo com a apresentadora Stela Lopes a médica explicou que, normalmente, os problemas de garganta começam com uma leve irritação e dificuldade ao engolir alimentos. Trata-se de um sinal de alerta de que o corpo não está bem e os sintomas são bem característicos e podem estar associados a gripes ou resfriados.

Segundo a especialista, é importante procurar um otorrinolaringologista logo no início para avaliar a causa do problema, pois a inflamação na garganta pode ser viral ou bacteriana, levando a uma faringite, laringite ou amigdalite. “Quando a garganta fica mais dolorida, surge febre, cansaço, gânglios, rouquidão e placas de pus, significa que uma inflamação simples pode ter evoluído para um processo infeccioso sendo fundamental a ajuda médica”.

Sobre os remédios caseiros a dra. Sheila recomenda tomar bastante água para hidratar e não deixar a garganta ressecada e respirar bem pelo nariz. A otorrinolaringologista faz um alerta para os gargarejos: “é preciso tomar cuidado já que o vinagre pode irritar o local”.