Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade está se consolidando como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A Organização estima que em 2015, 2,3 bilhões de adultos apresentarão sobrepeso, enquanto 700 milhões serão obesos. A obesidade é um distúrbio metabólico ligado ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, problemas no trato digestivo e até mesmo câncer.
No Brasil, dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), apontam que 40% da população apresenta excesso de peso. Esses dados concordam com os números da pesquisa publicada em 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostram que 35% da população adulta está acima do peso ideal.
Isso significa que 38,8 milhões de pessoas estão acima do peso no país. Dentro desse grupo, 10,5 milhões de pessoas estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior de 35, ou seja, estão obesos.
O IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal. IMC menor de 18 significa baixo peso, IMC acima de 35 é considerado obesidade. Para calcular o IMC é preciso dividir a altura pelo peso ao quadrado. O resultado está organizado de acordo com a tabela.
Menor que 18 Abaixo do Peso
Entre 18 e 25 Saudável
Entre 25 e 30 Excesso de Peso
Entre 30 e 35 Obesidade I
Entre 35 e 39 Obesidade II (severa)
Acima de 39 Obesidade III (mórbida)
Vilões e mocinhos – Os hábitos alimentares modernos e o sedentarismo são os dois principais fatores que contribuem para o aumento de peso da população. Os lanches de fast-food, a quantidade de alimentos pré-preparados e os açúcares que ingerimos diariamente formam um trio que merece atenção, juntamente com a falta de tempo para praticar exercícios.
Mas é possível manter uma rotina um pouco mais saudável com pequenas mudanças no dia a dia.
• Prefira as escadas convencionais. Deixe o elevador e a escada rolante para o dia que estiver carregando alguma coisa.
• Passe a preparar seu almoço para levar ao trabalho. A comida feita em casa tem menor quantidade de gorduras saturadas, mas vale lembrar que é importante evitar alimentos fritos.
• Não dá para evitar o fast-food? Substitua o refrigerante por água ou suco de frutas, e peça seu lanche grelhado com salada.
• Para ir à padaria pela manhã, utilize caminhos diferentes, assim você pode caminhar um pouco mais.
• Substitua o doce, o sorvete ou o chocolate de sua sobremesa por uma fruta da estação. É mais barato e gostoso.
• Quando der um tempinho, vá passear. Aproveite as manhãs de sol e dê umas voltas a pé pelo seu bairro.
• Trabalha perto de casa? Encoste o carro alguns dias da semana e se aventure a ir a pé para o escritório.